Província geológica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Província geológica é uma entidade espacial com atributos geológicos e/ou geomorfológicos comuns.

Essas provícias se dividem,em: escudos cristalinos,bacias sedimentares e dobramentos modernos. Classificando-os: Escudos cristalinos: constituem a formação mais antiga da crosta terrestre. Nos estudos mais antigos(arqueanos),estão os minerais não-metalicos(granito, ardósia,etc). Nos mais recentes (proterozóicos)e os de início da era Paleozóica) estão os metálicos (ferro,manganês,ouro, cobre, etc.); por isso os escudos mais recentes são bastantes explorados economicamente. Bacias Sedimentares:São depressões de relevo preenchidas por fragmentos minerais e rochas erodidas e por sedimentos orgânicos,estes últimos ao longo do tempo geológico podem transformar-se em combustíveis fósseis. A formação de grandes cadeias orogênicas em consequencia da movimentação das placas ocorreu no início do período Terciário(final da era Mesozóica e início da era Cenozóica). Dobramentos modernos: os terrenos soerguido pelo movimento das placas pode conter vários tipos de minerais metálicos e não-metálicos. Há outros tipos de montanhas, de origem vulcânica. Processos Tectônicos estudados condicionam estruturas na superfície das terras emersas do planeta.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.