Províncias Meridionais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As províncias Meridionais é a área a Oeste da linha vermelha, a qual representa o Muro Marroquino.

As Províncias Meridionais ou Províncias marroquinas do Saara são os nomes pelos quais o governo de Marrocos chamou o Sahara Ocidental.

Após os acordos de Madri com a Espanha em 1975, o Marrocos ocupou militarmente Saguia el-Hamra, e a parte norte do Rio de Oro, enquanto Mauritânia assumiu o controle do restante do Rio de Oro e al-Gharbiyya de Tiris. Grande parte dos habitantes do território, fugiram para a fronteira da Argélia e a Frente Polisário proclamou a República Árabe Saaraui Democrática iniciando uma guerra de guerrilha com o apoio da Argélia pela independência do território, o que resultou na Mauritânia abandonar o território em 1979.

Com a retirada da Mauritânia o Marrocos assumiu o controle total das restantes partes do Saguia el-Hamra. Com o cessar-fogo patrocinado pela Organização das Nações Unidas em 1991, a maior parte do território é atualmente administrada por Marrocos. A Frente Polisário reivindica a controlar o resto da província que faz divisa com a Algéria, sendo esta parte quase desabitada. A linha de cessar-fogo corresponde à rota do Muro Marroquino mas ambos os lados reivindicam o território em sua totalidade.

A República Árabe Saaraui Democrática (RASD) é reconhecida por 44 países, e é um membro pleno da União Africana. No entanto a soberania marroquina sobre o território é explicitamente reconhecida pela Liga Árabe, [1] e apoiada por alguns outros estados.

Administrativamente, Marrocos dividiu o território sob seu controle em três unidades administrativas ( wilayas ). Bandeiras e brasões foram criados para as wilayas de Bojador,[2] Smara e Laayoune.[3] Houve outras alterações nos territórios em 1983, através da adição de Dakhla, tornando-se quatro wilayas.[4] Em 1990 Wadi al-Dhahab (Rio de Oro) foi adicionado como uma nova Wilaya.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Política regional de Marruecos 1/8/1999
  2. Boujdour province, Morocco crwflags.com.. Página visitada em 2007-03-20.
  3. Laayoune province, Morocco crwflags.com.. Página visitada em 2007-03-20.
  4. Dakhla (Oued Eddahab-Lagouira) Province, Morocco crwflags.com.. Página visitada em 2007-03-20.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Saara Ocidental

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.