Províncias Unidas da Itália Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Province Unite del Centroitalia
Províncias Unidas da Itália Central

Estado satélite do Reino da Sardenha

Flag of the Grand Duchy of Tuscany (1840).svg
 
Flag of the Duchy of Parma.svg
 
Flag of the Duchy of Modena.svg
 
Coat of arms Holy See.svg
1859 – 1860 Flag of Italy (1861-1946).svg
Localização de Províncias da Itália Central
Continente Europa
Capital Não especificada
Língua oficial italiano
Governo monarquia
Governador Geral
 • 1859-1860 Carlo Buoncompagni
História
 • 8 de dezembro de 1859 Revolução
 • 22 de março de 1860 Anexação

As Províncias Unidas da Itália Central, também conhecidas por União da Itália Central, Confederação da Itália Central ou Governo Geral da Itália Central (em italiano Province Unite del Centroitalia), foi um Estado satélite, de curta duração, do Reino da Sardenha. Era constituído pela união dos antigos Grão-Ducado da Toscana, Ducado de Parma e Placência, Ducado de Módena e Reggio, e Legações Papais, após os respectivos monarcas terem sido expulsos por revoluções populares.

Desde agosto de 1859, os regimes pro-Sardos entretanto instalados no Toscana, Parma, Módena e Legações Papais celebraram diversos tratados militares. A 7 de novembro de 1859, elegeram Eugenio Emanuele de Saboia-Carignano como regente. Contudo, o rei Vítor Manuel II da Sardenha recusou reconhecer a eleição, enviando antes Carlo Boncompagni como Governor Geral da Itália Central, que seria responsável pelos assuntos diplomáticos e militares dos Estados.

A 8 de dezembro de 1859, Parma, Módena e as Legações Papais foram incorporadas nas Províncias Reais da Emília. Após os plebiscitos que tiveram lugar em março de 1860, o Estado foi formalmente anexado ao reino sardo-piemontês. Em troca, pelo reconhecimento francês, a região de Saboia e o Condado de Nice foram cedidos à França, pelo Tratado de Turim.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.