Províncias da Irlanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Províncias da Irlanda
Cúigí na hÉireann
Localização
  Leinster
  Munster
  Connacht
  Ulster
Statistics
Área: 84,421 km²
População (2011): 6,241,700

A Irlanda tem sido, historicamente, dividida em quatro províncias: Connaught, Leinster, Munster e Ulster. A palavra irlandesa para esta divisão territorial, cúige, que significa literalmente "quinta parte", indica que houve outrora cinco; a quinta província, Meath, foi constituída em Leinster, com partes que foram para Ulster. As províncias da Irlanda não possuem fins administrativos ou políticos, mas funções históricas e culturais.

História[editar | editar código-fonte]

As origens dessas províncias (vagamente como reinos federados com fronteiras pouco flexíveis), das quais havia cinco antes da invasão normanda, pode ser rastreada a partir da influência exercida em seus respectivos territórios por grandes famílias dinásticas irlandesas: os Uí Néill/O'Neill (Ulster), Uí Máeilsheáchlainn/S'Melaghlin (Mide), Uí Briain/O'Brien (Munster), Uí Conchobhair/S'Conor (Arqueiros) e Mac Murchadha-Caomhánach/MacMurrough-Kavanagh (Leinster). Um "rei dos reis", um rí ruirech, foi um rei provincial (rí cóicid) ou semiprovincial, a quem vários ruiri foram subordinados. Entidades pertencentes ao 1º e 2º milênios são listadas. Estas não pertencem ao mesmo período. Ao longo dos séculos, o número de reis provinciais variou entre três e seis. Não mais do que seis eram genuinamente rí ruirech contemporâneos, com uma média de três ou quatro. Também, após a invasão Normanda, a situação se tornou de certa forma mais condensada e complicada do que anteriormente. A invasão normanda começou em 1169, e a ocupação durou até 1541.

Pós-invasão Normanda[editar | editar código-fonte]

No período pós-normando, as províncias históricas de Leinster e de Meath, gradualmente, se mesclaram, principalmente devido ao impacto do Pálido, que assentado ambos, formaram assim a atual província de Leinster. No início dos anais irlandês estas cinco antigas divisões políticas foram referidos como cúigí ("quintos"), tais como o quinto de Munster, o quinto do Ulster e assim por diante. Depois de gravar os tomadores de apelidaram províncias, em imitação da Roma Imperial provinciae (província). Nos tempos modernos, eles tornaram-se associadas a grupos de condados, embora eles não têm nenhum estatuto legal. Eles hoje são vistos principalmente em um contexto esportivo, como a Irlanda do quatro de profissionais de equipes de rugby que jogam sob os nomes das províncias, e a Associação Atlética Gaélica tem separado GAA conselhos provinciais e Campeonatos Provinciais.

As províncias foram suplantadas pelo atual sistema de condados após a invasão Normanda. Durante a conquista Tudor, e por cerca de um século depois, as presidências provinciais existiam em Connacht e Munster, servindo principalmente para papel militar.

Seis dos nove condados de Ulster formam a moderna Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. A Irlanda do norte é às vezes chamado de uma província do Reino Unido. Estes dois são termos são utilizados de forma inconsistente da palavra "província" (juntamente com o uso do termo "Ulster" para descrever a Irlanda do Norte), pois pode causar confusão.

Bandeiras e brasões provinciais[editar | editar código-fonte]

Cada Província é hoje representado por seus próprios brasões e de bandeiras, estes são agrupados para representar Toda a Irlanda em equipes esportivas e organizações através da Bandeira das Quatro Províncias da Irlanda, e um de quatro província Escudo da Irlanda, os exemplos incluem a Irlanda nacional de hóquei em campo da Equipe Irlandesa de Curling, Liga nacional de Rugby da Irlanda e Associação Irlandesa de Boxe Amador.

Bandeira das Quatro Províncias da Irlanda
Mapa com a localização das quatro províncias com emblemas

Demografia e política[editar | editar código-fonte]

Provícia Bandeira Nome Irlandês População (2011) Areá (km²) PIB (euro) (2012) PIB per capita (euro) (2012) Densidade Número de
Condados
Príncipal Cidade
Leinster Leinster Laighin
Cúige Laighean
2,504,814 19,800 100 bn 40,000 126.5 12 Dublin
Ulster Ulster Ulaidh
Cúige Uladh
2,106,296‡ 21,882 50 bn 23,000 96.3 9 Belfast
Munster Munster (Irlanda) Mumhain
Cúige Mumhan
1,246,088 24,675 50 bn 40,000 50.5 6 Cork
Connacht Connacht Connachta
Cúige Chonnacht
542,547 17,788 15 bn 30,000 30.5 5 Galway
Note 1: "Números dos Condados" é do tradicional condados, não os administrativos.
Note 2: População para Ulster é do resultado do censo de 2011 na Republica da Irlanda e do de 2011para a Irlanda do Norte.[1] População para outras províncias e também do censo de 2011.

Descrição poética[editar | editar código-fonte]

Este poema dinnseanchas chamado Ard Ruide (Ruide Promontório) poeticamente descreve os reinos da Irlanda. Abaixo é uma tradução do Antigo Irlandês:

Connacht - no oeste da ilha, é o reino da aprendizagem, a sede dos maiores e mais sábios druidas e magos; seus homens são famosos pela sua eloquência, sua formosura e capacidade de pronunciar juízo verdadeiro.

Ulster - no norte, é a sede do valor batalha, de arrogância, contenda, jactância; os homens de Ulster são os guerreiros mais ferozes de toda a Irlanda, e as rainhas e deusas do Ulster estão associadas a batalha e morte.

Leinster - o reino oriental, é a terra de prosperidade, a hospitalidade, a importação de mercadorias estrangeiras ricas, como seda ou vinho; os homens de Leinster são nobres na fala e as mulheres são excepcionalmente belas.

Munster - no sul, é o reino da música e das artes, de harpistas, de jogadores ficheall qualificados e de cavaleiros qualificados. As feiras de Munster eram as maiores em toda a Irlanda.

• O último reino, Meath, é o reino da realeza, da mordomia, da generosidade no governo; na Meath fica a Colina de Tara, a tradicional sede do Alto Rei da Irlanda. A terraplanagem antiga de Tara é chamada Rath na Ríthe ( 'anel forte dos Reis ").

Notas[editar | editar código-fonte]