Proxy reverso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um proxy reverso é um servidor de rede geralmente instalado para ficar na frente de um servidor Web. Todas as conexões originadas externamente são endereçadas para um dos servidores Web através de um roteamento feito pelo servidor proxy, que pode tratar ele mesmo a requisição ou encaminhar a requisição toda ou parcialmente a um servidor Web, que tratará dela.[1][2][3][4]

Um proxy reverso repassa o tráfego de rede recebido para um conjunto de servidores, tornando-o a única interface para as requisições externas. Por exemplo, um proxy reverso pode ser usado para balancear a carga de um cluster de servidores Web. O que é exatamente o oposto de um proxy convencional, que age como um despachante para o tráfego de saída de uma rede, representando as requisições dos clientes internos para os servidores externos à rede a qual o servidor proxy atende.

Principais características[editar | editar código-fonte]

Segurança[editar | editar código-fonte]

O servidor proxy pode oferecer uma camada adicional de defesa através da separação ou isolamento do servidor que está por trás de um proxy reverso. Essa configuração pode inclusive proteger os demais servidores da rede, principalmente pela obscuridade.

Criptografia[editar | editar código-fonte]

A criptografia SSL pode ser delegada ao próprio servidor proxy, em vez dos servidores Web. Nesse caso, o servidor proxy pode ser dotado de aceleradores criptográficos de alta performance.

Balanceamento de carga[editar | editar código-fonte]

O proxy reverso pode distribuir a carga para vários servidores, cada servidor responsável por sua própria aplicação. Dependendo da arquitetura da rede onde o servidor proxy reverso está instalado, o proxy reverso pode ter que modificar as URLs válidas externamente, para os endereços da rede interna.

Cache[editar | editar código-fonte]

Um proxy reverso pode aliviar a carga dos servidores Web através de um cache para o conteúdo estático, como, por exemplo, imagens, e também conteúdo dinâmico, como, por exemplo, uma pagina HTML gerada por um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Um cache desse tipo pode satisfazer uma quantidade considerável de requisições, reduzindo de forma significativa o servidor Web. Outro termo utilizado é Acelerador Web. Essa técnica é utilizada nos servidores da Wikipédia.

Compressão[editar | editar código-fonte]

Um servidor proxy pode otimizar e comprimir o conteúdo, tornando o acesso mais rápido.

Colher de chá[editar | editar código-fonte]

Uma página dinamicamente gerada pode ser produzida e enviada instantaneamente para o servidor proxy, que pode enviá-la aos poucos para o cliente requisitante. A aplicação Web não precisa ficar esperando (e consumindo recursos do servidor) porque o cliente apresenta restrições de capacidade para receber conteúdo solicitado.

Referências

  1. Proxy Reverso - Uma segurança a mais para seu ambiente. Acesso em 3 de março de 2016.
  2. Proxy Reverso, você precisa de um?. Acesso em 3 de março de 2016.
  3. Proxy Web x Proxy Reverso. Acesso em 3 de março de 2016.
  4. Proxy Cache e Reverso. Acesso em 3 de março de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.