Prunus salicina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPrunus salicina
W sumomo4061.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Prunus
Subgénero: Prunus
Secção: Prunus
Nome binomial
Prunus salicina
Lindl.

Prunus salicina, também é conhecida como ameixeira-japonesa é uma árvore com frutos do tamanho de uma maçã pequena e casca avermelhadas, de textura macia, variando do ácido ao doce, estando madura ou não. Também é usada para fins ornamentais devido a suas belas flores e pode alcançar entre seis a dez metros de altura, principalmente se ela encontrar espaço para as raízes crescerem (um metro de profundidade no solo), produzindo árvores mais fortes e troncos mais grossos.

É uma árvore de clima temperado, mas existem variedades adaptadas ao clima subtropical. No Brasil, a variedade cultivada vem da China, apesar do nome "ameixa-japonesa", por precisar de um frio menos intenso para produzir seus frutos.

As épocas adequadas para se plantar são de junho a julho ou de dezembro a janeiro, preferindo solos permeáveis, bem drenados e profundos (se ornamental, cuidado com os encanamentos e muros) e levemente ácidos (pH 6). Para o solo, pode-se usar calcário agrícola para aumentar a acidez.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.