Psiconeuroimunologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Psiconeuroimunologia (PNI) ou psiconeuroendocrinoimunologia (PNE) é o estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Surgiu após percepção de que o sistema imunológico não trabalha de forma autônoma como inicialmente suposto. As substâncias mais frequentemente envolvidas são os antígenos e as citocinas, neurotransmissores e hormônios em geral.[1]

O principal interesse da PNI são as interacções entre os sistemas nervoso e imunológico e as relações entre processos mentais e saúde. A PNI estuda, entre outras coisas, o funcionamento fisiológico do sistema neuroimunológico na saúde e na doença; distúrbios do sistema neuroimunológico (doenças autoimunes, hipersensibilidade, imunodeficiência); e as características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema neuroimunológico in vitro, in situ e in vivo.

Referências

  1. Andrea Marques-Deak, Esther Sternberg; Psiconeuroimunologia – A relação entre o sistema nervoso central e o sistema imunológico - EDITORIAL; Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 no.3 São Paulo Sept. 2004.