Psicoterapia corporal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Psicoterapia corporal é uma forma de psicoterapia orientada para o corpo. Dentre as modalidades de terapia corporal, a análise bioenergética é uma psicoterapia relacional enraizada nas diferentes funções do self: sua função energética, sensorial, muscular, emocional e representações mentais. A abordagem terapêutica combina o trabalho com processos energéticos, movimento, postura, expressão emocional, imagens, análise psicológica e experiência relacional. Lida com a liberação do organismo das tensões musculares crônicas. Facilita a aprendizagem da auto-regulação dos afetos; como lidar com intimidade afetiva e dificuldades sexuais; como compreender e dissolver formas repetitivas e dolorosas de se relacionar. O processo terapêutico inclui experiência corporal e interação entre cliente e terapeuta.

"Quando você não tem palavras para seus sentimentos, para o que lhe aconteceu, para o que está faltando em você, ouvimos a sua ressonância interna - os segredos silenciosos - que vivem em seu corpo. Ajudamos a sentir e amplificar esta ressonância interna até que o seu movimento esteja suficientemente próximo da superfície para penetrar na consciência." (Robert Lewis, M.D)

O processo metodológico se baseia na compreensão dos padrões primários de apego e das respostas caracterológicas aos déficits, traumas e conflitos que se desenvolveram durante a vida. Examina-se a história pessoal, como ela influencia a estrutura do self, assim como a forma e a motilidade do corpo, e particularmente o impacto nos relacionamentos e na capacidade para o prazer, a alegria e socialização.

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.