Psoríase pustulosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Psoríase pustulosa é uma forma rara de psoríase, doença inflamatória que afeta o ciclo de vida das células da pele. A psoríase pustulosa se caracteriza pelo aparecimento de lesões com pus, que podem ser localizadas ou generalizadas.[1]

Formas[editar | editar código-fonte]

Pustulosa localizada[editar | editar código-fonte]

É conhecida também como psoríase pustulosa palmoplantar ou psoríase de Baber e apresenta-se como pústulas estéreis, acometendo os dedos e as regiões volares das mãos e dos pés. O processo é extremamente crônico, sendo mais frequente em mulheres adultas.

Existe uma correlação entre psoríase pustulosa e tabagismo, especialmente em mulheres fumantes. (Fonte livro: Psoríase Descobertas Além da Pele. Sabbag, C. Editora Yendis 2010)

Pustulosa generalizada[editar | editar código-fonte]

Quadro raro, por vezes fatal, caracterizado por erupção pustulosa repentina, em doentes com formas de envolvimento moderado ou com artrite psoriática ou com eritrodermia esfoliativa, e acompanhada de febre, leucocitose, artralgia, mal-estar e outros fenômenos contitucionais. As pústulas podem coalescer formando grandes lagos de pus. Pode acontecer crianças que apresentam um prognóstico melhor do que os adultos. Por vezes é desencadeada pelo uso e pela posterior interrupção de corticosteróides sistêmicos, pelo uso de iodetos, salicilatos e progesterona e por hipocaliemia.

Referências

  1. ABC da Saúde (em {{subst:((pt))}}).

2. livro Psoríase Descobertas Além da Pele. Cid Yazigi Sabbag. Editora Yendis 2010)

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.