Pteromyscus pulverulentus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pteromyscus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPteromyscus pulverulentus

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Subfamília: Sciurinae
Tribo: Pteromyini
Género: Pteromyscus
Espécie: P. pulverulentus
Nome binomial
Pteromyscus pulverulentus
(Günther, 1873)
Subespécies
  • P. p. pulverulentus
  • P. p. borneanus

O Pteromyscus pulverulentus é um esquilo-voador e a única espécie no gênero Pteromyscus. É encontrado em Brunei, Indonésia, Malásia, e Tailândia. Seu habitat natural são florestas secas subtropicais ou tropicais. Pteromyscus pulverulentus ocupa principalmente as florestas primárias de várzea. É menos comum em maiores altitudes até 910m. Está ameaçado por destruição de habitat. Ele passou de Baixo Risco em 1996 para Em Perigo em 2008.

Características[editar | editar código-fonte]

O comprimento do corpo varia de 22–29 cm, mais o comprimento da cauda que varia de 18–23 cm, o comprimento do pé traseiro varia de 38 –45 mm e comprimento da orelha varia de 17–23 mm. Seu peso varia de 134-252 g. As partes superiores são de marrom escuro a negro. A base dos cabelos são cinza com faixas amarelo-amarronzadas ou esbranquiçadas perto do final. A parte inferior é branco amarelo-amarronzado, os pés são marrom-claro, e as bochechas são cinza. A cauda apresenta mais longos pêlos do que em lugares na parte superior ou inferior, dando-lhe um perfil um pouco achatado, mas não tão acentuada como em espécies do gênero Glaucomys. A cauda peluda é castanho-acinzentada, com pêlos enegrecidos na ponta. Pteromyscus pulverulentus são animais noturnos e são principalmente solitários. Em Sabah passam os dias em buracos de árvores 3 a 4 metros acima do solo. Acredita-se que essa espécie se alimenta de material vegetal, incluindo folhas, folhas recém-formadas ou flores que ainda não se abriram, flores indicativas de frutos e novos brotos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Pteromyscus pulverulentus reproduz e dá a luz na Malásia, em todos os meses do ano. O tamanho da ninhada é de 1 a 2, com uma média de 1,3. Ninhadas e fêmeas grávidas são encontradas em todo o ano, embora apenas em pequenas quantidades.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.