Ptilonorhynchus violaceus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPtilonorhynchus violaceus
macho

macho
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Ptilonorhynchidae
Género: Ptilonorhynchus
Kuhl, 1820
Nome binomial
Ptilonorhynchus violaceus
(Vieillot, 1816)

O pássaro-cetim[1] (Ptilonorhynchus violaceus), chamado ainda de satin-azul, é uma ave passeriforme, comum nas florestas húmidas e florestas esclerófilas húmidas do leste da Austrália, do sul de Queensland até Victoria. Existe também uma população isolada, nas florestas tropicais húmidas do norte de Queensland.

É uma ave que exibe um ritual de cortejamento complexo. A escolha do macho foi estudado em detalhe. Eles constroem estruturas especializadas, feitas de ramos, que decoram com obejectos amarelos, azuis e brilhantes, incluindo bagas, flores, e também canetas, palhinhas e outras materiais de plástico. À medida que o macho amadurece, usam cada vez mais objectos de cor azul. As fêmeas visitam estas estruturas e escolhem qual macho irá acasalar com elas. Adicionalmente, os machos fazem danças de exibição, que podem por vezes serem vistas como danças ameaçadores pelas fêmeas. A construção do ninho e a incubação são efectuados pela fêmea.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Ptilonorhynchus violaceus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 de Maio de 2006.
  • HANZAB Volume 7
  • Coleman, S. W., Patricelli, G. L., & Borgia, G. (2004). Variable female preferences drive complex male displays. Nature, 428, 742-745.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ptilonorhynchus violaceus

Referências