Distribuidora de jogos eletrônicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma distribuidora de jogos eletrônicos é uma companhia que distribui jogos eletrônicos que elas produziram inicialmente ou que foram produzidos por uma desenvolvedora de jogos eletrônicos.

Tal como acontece com as editoras de livros e distribuidoras de filmes em DVD, as distribuidoras de jogos eletrônicos são responsáveis pela sua produção e comercialização, incluindo estudos de mercado e todos os aspectos da publicidade. Elas geralmente financiam o desenvolvimento, por vezes pagando uma desenvolvedora externa ou utilizando a equipe de um de seus próprios estúdios. Assim, uma empresa como a Nintendo publica jogos desenvolvidos por empresas first-party, como Super Mario Galaxy, desenvolvido pela própria Nintendo e Metroid Prime desenvolvida pela Retro Studios; second-party, como Golden Sun, desenvolvido pela Camelot; e third-party, como Endless Ocean, desenvolvido pela Arika.

Outras funções normalmente exercidas pelas distribuidoras incluem decidir por e pagar qualquer licença que o jogo possa utilizar, cuidar do layout, impressão e, possivelmente, do conteúdo do manual de instruções, além de criação e design gráfico de elementos, como a caixa onde o produto é comercializado. Grandes distribuidoras podem também empreender melhorias por todo o desenvolvimento externo e interno do produto, provendo serviços como sonoplastia. Como as distribuidoras normalmente financiam o desenvolvimento dos jogos, também costumam supervisionar o desenvolvimento, sugerindo e auxiliando o que for necessário.[1]


Referências

  1. Hélio Belfort (2 de março de 2010). Como funciona a tributação sobre os jogos eletrônicos?. Tecmundo. Página visitada em 19 de junho de 2014.