Publicano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chamado de Mateus, que representa Jesus chamando o publicano Mateus Levi para ser um de seus apóstolos.
1623. Por Hendrick ter Brugghen, atualmente no Centraal Museum, em Utrecht, na Holanda.

Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.

Buckland 1 afirma que havia duas espécies de publicanos:

  1. Os publicanos gerais, que eram responsáveis pela renda do império perante o imperador romano;
  2. Os publicanos delegados por estes em cada província.

Os que eram considerados pelas "suas rapinas e extorsões, como ladrões e gatunos" seriam as classes inferiores dos publicanos, sendo que, para tal, os publicanos gerais nomeavam nas províncias entre os próprios da nação a ser tributada. Destarte, eram odiados entre os judeus, um judeu que cobrava impostos para nação dominadora. Ainda segundo Buckland, uma virtude sobre eles residia, não eram hipócritas, como alguns fariseus que se denominavam vigilantes da Lei Mosaica e não admitiam que se comesse à mesa com um publicano.

Os publicanos na Bíblia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, os publicanos eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. E sofriam um grande repúdio da casta religiosa dos fariseus.

Relatam os Evangelhos que alguns publicanos converteram-se ao cristianismo, entre os quais Mateus (vide Chamado de Mateus), que deixou o ofício para se tornar apóstolo, e Zaqueu (Lucas 19:1-10) ao ser visitado por Jesus, promoveu restituição a todos que havia defraudado.

Jesus utilizou a figura dos publicanos, considerados grandes pecadores pelo povo, para ilustrar parábolas, como a Parábola do Fariseu e do Publicano ou a Parábola da Ovelha Perdida.

Relata o Novo Testamento que João Batista, quando foi indagado pelos publicanos sobre como deveriam proceder, recomendou-lhes que não tomassem das pessoas além do que lhes estava ordenado recolher (Lucas 3:12-13).

Referências

  1. Dicionário Bíblico Universal, Editora Vida, 1981
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.