Pulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pulo ou salto é uma forma de locomoção ou movimento que impulsa um organismo para o ar, com um conjunto de músculos. Distingue-se da corrida, do galope e de outros métodos de locomoção, pela longa duração da fase aérea e alto ângulo de lançamento inicial do corpo.

Quebrada de las Conchas o quebrada de Cafayate, Argentina.jpg
Jumping-2-year-boy.gif
I think Ill go over to that other bench now (5179287710).jpg
Todo mundo está pulando. Ele é bom!

É utilizado como forma primária de locomoção por alguns animais, tais como a pulga, o canguru e o lêmure (quando em terra), enquanto em outros, tais como em sapos e antílopes, é usado apenas para a fuga de predadores.

Em relação ao ser humano, da mesma forma como os macacos, pode-se saltar de alturas de dez a quinze metros sem se machucar,[1] [2] [3] desde que o salto e a queda se façam da forma correcta (flexionando ambas as pernas e apoiando as mãos no chão durante a queda), assim como o fazem profissionalmente os dublês.[4] [5] [6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Zug, G. R.. Anuran Locomotion: Structure and Function. II. Jumping performance of semiacquatic, terrestrial, and arboreal frogs. Smithsonian Contributions to Zoology 276, iii-31. [S.l.: s.n.], 1978.
  2. Marsh, R. L.. Jumping ability of anuran amphibians. Advances in Veterinary Science and Comparative Medicine 38, 51-111. [S.l.: s.n.], 1994.
  3. Peplowski, M. M. and Marsh, R. L.. Work and power output in the hindlimb muscles of cuban tree frogs Osteopilus septentrionalis during jumping. J. Exp. Biol. 200, 2861-2870. [S.l.: s.n.], 1997.
  4. CENA DE CINEMA: HOMEM PULA DE UM PRÉDIO PEGANDO FOGO, acessado em 8 de novembro de 2011
  5. Como sobreviver a uma queda de mais de 70 metros de uma ponte, acessado em 8 de novembro de 2011
  6. Cena de cinema: Homem pula de um prédio pegando fogo, acessado em 8 de novembro de 2011
Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.