Punho de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Punho de Ferro
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Marvel Premiere #15 (Maio de 1974)
Criado por Roy Thomas e Gil Kane
Características do personagem
Alter ego Daniel "Danny" Thomas Rand-K'ai
Espécie Humano
Afiliações Heróis de Aluguel
Novos Vingadores
Vingadores
Defensores
Ocupação Empresário, Lutador, Vingador, Defensor
Parceria Luke Cage
Base de operações Kun Lun, cidade mística do Kung Fu e sua residência em NY
Parentesco Wendel Rand (pai)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Arma Imortal
Demolidor
A Arma Viva;
Jovem Dragão
Danny Rand
Habilidades
  • Socos com KI concentrado no punho
  • Mestre em artes marciais
  • Enorme conhecimento do corpo humano e suas fraquezas
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Punho de Ferro (Iron Fist em inglês) é um super-herói e lutador marcial, personagem da Marvel Comics. No Brasil também já foi chamado de Punhos de Aço. Seu nome verdadeiro é Daniel "Danny" Rand. Foi criado por Roy Thomas e Gil Kane. Sua primeira aventura foi em Marvel Premiere #15, Maio de 1974. Punho de Ferro também teve suas histórias publicadas no Brasil pela Editora Abril, na revista "Heróis da TV" na década de 1980.

História[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro foi outro personagem Marvel que assim como O Mestre do Kung Fu tentou aproveitar a onda de filmes marciais dos anos 70 [1] . Seu poder era concentrar sua força interior em um dos punhos, o tornando duro como ferro. Daí seu nome, Punho de Ferro. Teve uma fase de sucesso quando foi desenhado pelo então promissor artista John Byrne e roteirizada por Chris Claremont. Essa dupla ficaria famosa pela série de histórias posteriormente produzidas da equipe mutante X-Men. Uma curiosidade é que em uma das histórias da dupla, um vilão canadense tem sua estréia nos quadrinhos. Dentes-de-Sabre, antes um mercenário de pouca importância, que passaria a ser relevante a outro personagem mutante, Wolverine.

Após algumas histórias solo (publicadas originariamente no Brasil pela editora Bloch em revista própria), Punho de Ferro teve a sua revista fundida com a de outro herói, Luke Cage (com trejeitos inspirados no lutador Mohamed Ali) e que depois passaria a se denominar simplesmente Cage. Com a saída de Byrne, a revista acabou por ser cancelada.

Origens[editar | editar código-fonte]

Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra à cada 10 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la. Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti. Após 10 anos, quando a cidade volta a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança.

Demolidor[editar | editar código-fonte]

Enquanto Matt Murduck esta preso na balsa, um Novo Demolidor aparece em Hell's Kitchen. Mais tarde ele ao enfrentar o verdadeiro mostra ser o Punho de Ferro que diz ter feito isso para provar que Matt não era o Demolidor.

Novos Vingadores[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro se juntou aos Novos Vingadores (compostos por Luke Cage, Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha, Doutor Estranho, após a Guerra Civil.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro não é só um dos lutadores da Marvel, mas também é controlador de energia espiritual ki.

Punho do Dragão[editar | editar código-fonte]

A técnica que Punho de Ferro prefere chamar do seu mesmo nome, punho de ferro, o Punho do Dragão é um golpe onde ele canaliza seu Ki em seu punho e aumenta a força de seu golpe proporcional a um golpe de Shou Lao, o Dragão que ele teve que matar para ter os poderes. Não só isso, mas quanto mais concentrado ou forte estiver o seu Ki, mais forte sai o golpe. Ao inicio, Punho de Ferro consegue usar essa técnica apenas em um punho, mas depois a desenvolve e passa a usar nos dois e podendo deixar o brilho do Ki durante a batalha sem precisar de apaga-lo para invoca-lo novamente.

Ki pelo corpo[editar | editar código-fonte]

Do mesmo jeito que o Punho do Dragão é onde se concentra Ki no punho, Punho de Ferro pode concentrar sua energia espiritual em outras partes do corpo como os pés e poder destroçar muito mais além com os seus chutes, como exemplo disso, Punho de Ferro ao cruzar uma voadora energizada com seu rival Serpente de Aço, um prédio inteiro foi destruido. Algumas vezes em fúria, o Punho de Ferro já apareceu com o corpo inteiro brilhando com o Ki, e em outras o seu Ki fez seu uniforme mudar toda a parte verde para vermelha, ainda não se sabe muito sobre isso, apenas que é uma raridadede acontecer.

Espírito do Dragão[editar | editar código-fonte]

Este é o golpe mais poderoso do Punho de Ferro, e são poucas as vezes que foi mostrado. Neste golpe ele ataca o inimigo como se fosse usar mais algum Punho do Dragão ou qualquer golpe de Ki, mas, um efeito diferente acontece, o Ki passa a ficar na forma de um dragão espiritual gigante no qual devasta tudo que há entre Punho de Ferro e seu inimigo.

Após o domínio das técnicas[editar | editar código-fonte]

Depois de dominar todas as técnicas,o tempo passa e em um treinamente em Kun Lun, Punho de Ferro le um livro sagrado com os segredos dos antigos Punhos de Ferro e domina toda a doutrina. Após ler esse livro, seus poderes aumentam não revelados até que ponto ainda.e o domínio em pontapés.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Zumbis Marvel[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro pode ser visto em vários painéis um deles é Zumbi,como sendo mordido por Luke Cage e em outro painel perfurando o peito da Gata Negra.

Ultimate[editar | editar código-fonte]

No Universo Ultimate ele aparece pela primeira vez nas primeiras edições, depois aparece no Arco dos Guerreiros, e na edição 109 ele é visto junto a sua filha e a mãe de sua filha Colleen Wing.

Era do apocalipse[editar | editar código-fonte]

Na revista Astonishing X-Men Vol. 1 #2, um homem com a tatuagem do Punho de Ferro em seu ombro é visto fugindo de Holocausto.

Video-games[editar | editar código-fonte]

Paródias[editar | editar código-fonte]

Nos gibis dos Simpsons, Lenny Leonard é o Iron Foot (pé de ferro), e trabalha para os Heroes for Rent (herois para alugar).

Series[editar | editar código-fonte]

A Marvel anunciou uma parceria com a Netflix,as duas irão produzir as series sobre Demolidor,Punho de ferro,Jessica jones e Luke Cage.E apos o final de cada serie solo os herois se unem em uma mini-serie formando Os Defensores.A previsão para o lançamento das series é para 2015.

Referências

  1. Cláudio Roberto Basílio (11/10/2006). As Artes Marcias nas HQs - Parte 2. HQManiacs.