Punho de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Punho de Ferro
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Marvel Premiere #15 (Maio de 1974)
Criado por Roy Thomas e Gil Kane
Características do personagem
Alter ego Daniel "Danny" Thomas Rand-K'ai
Espécie Humano
Afiliações Heróis de Aluguel
Novos Vingadores
Vingadores
Defensores
Ocupação Empresário, Lutador, Vingador, Defensor
Parceria Luke Cage
Base de operações Kun Lun, cidade mística do Kung Fu e sua residência em NY
Parentesco Wendel Rand (pai)
Situação presente Ativo
Codinomes conhecidos Arma Imortal
Demolidor
A Arma Viva;
Jovem Dragão
Danny Rand
Habilidades
  • Socos com KI concentrado no punho
  • Mestre em artes marciais
  • Enorme conhecimento do corpo humano e suas fraquezas
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Punho de Ferro (Iron Fist em inglês) é um super-herói e lutador marcial, personagem da Marvel Comics. No Brasil também já foi chamado de Punhos de Aço. Seu nome verdadeiro é Daniel "Danny" Rand. Foi criado por Roy Thomas e Gil Kane. Sua primeira aventura foi em Marvel Premiere #15, Maio de 1974. Punho de Ferro também teve suas histórias publicadas no Brasil pela Editora Abril, na revista "Heróis da TV" na década de 1980.

História[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro foi outro personagem Marvel que assim como O Mestre do Kung Fu tentou aproveitar a onda de filmes marciais dos anos 70 [1] . Seu poder era concentrar sua força interior em um dos punhos, o tornando duro como ferro. Daí seu nome, Punho de Ferro. Teve uma fase de sucesso quando foi desenhado pelo então promissor artista John Byrne e roteirizada por Chris Claremont. Essa dupla ficaria famosa pela série de histórias posteriormente produzidas da equipe mutante X-Men. Uma curiosidade é que em uma das histórias da dupla, um vilão canadense tem sua estréia nos quadrinhos. Dentes-de-Sabre, antes um mercenário de pouca importância, que passaria a ser relevante a outro personagem mutante, Wolverine.

Após algumas histórias solo (publicadas originariamente no Brasil pela editora Bloch em revista própria), Punho de Ferro teve a sua revista fundida com a de outro herói, Luke Cage (com trejeitos inspirados no lutador Mohamed Ali) e que depois passaria a se denominar simplesmente Cage. Com a saída de Byrne, a revista acabou por ser cancelada.

Origens[editar | editar código-fonte]

Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra à cada 10 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la. Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti. Após 10 anos, quando a cidade volta a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança.

Demolidor[editar | editar código-fonte]

Enquanto Matt Murduck esta preso na balsa, um Novo Demolidor aparece em Hell's Kitchen. Mais tarde ele ao enfrentar o verdadeiro mostra ser o Punho de Ferro que diz ter feito isso para provar que Matt não era o Demolidor.

Novos Vingadores[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro se juntou aos Novos Vingadores (compostos por Luke Cage, Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha, Doutor Estranho, após a Guerra Civil.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro não é só um dos maiores lutadores do Universo Marvel, mas também é controlador de energia espiritual, o chii.

Punho do Dragão[editar | editar código-fonte]

A técnica que Danny chama pelo seu próprio nome mascarado, punho de ferro. O Punho do Dragão é um golpe onde Danny canaliza seu chi em seu punho e aumenta a força de seu nas proporções desejadas a seu alcance, visto que este já levou seu poder a níveis extremos. Personagens como Luke Cage e até mesmo o Colossus, demonstraram não serem nada páreo perante tal poder, mesmo sendo derrotados pelo golpe quando o Punho de Ferro ainda estava em sua fase clássica, bem longe de seu auge. A início, Danny só conseguia usar o poder em um de seus punhos, com o tempo e após estudos, aprendeu a usar em seus dois punhos.

Domínio do chi[editar | editar código-fonte]

Após bastante treinamento, Danny se torna um grande dominador de sua energia chi. Ele consegue concentrá-la por todo o seu corpo, moldá-la, aperfeiçoar seus golpes e até mesmo habilidades como cura são usadas pelo seu domínio do próprio chi.

Após o domínio das técnicas[editar | editar código-fonte]

Após o domínio de suas principais técnicas, o tempo passa e em um treinamento em Kun Lun, Danny lê o livro sagrado com os segredos dos antigos Punhos de Ferro e domina toda a doutrina. Após a leitura de tal livro, seus poderes aumentam não revelados até que ponto.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Zumbis Marvel[editar | editar código-fonte]

Punho de Ferro pode ser visto em vários painéis um deles é Zumbi,como sendo mordido por Luke Cage e em outro painel perfurando o peito da Gata Negra.

Ultimate[editar | editar código-fonte]

No Universo Ultimate ele aparece pela primeira vez nas primeiras edições, depois aparece no Arco dos Guerreiros, e na edição 109 ele é visto junto a sua filha e a mãe de sua filha Colleen Wing.

Era do apocalipse[editar | editar código-fonte]

Na revista Astonishing X-Men Vol. 1 #2, um homem com a tatuagem do Punho de Ferro em seu ombro é visto fugindo de Holocausto.

Video-games[editar | editar código-fonte]

Paródias[editar | editar código-fonte]

Nos gibis dos Simpsons, Lenny Leonard é o Iron Foot (pé de ferro), e trabalha para os Heroes for Rent (heróis para alugar).

Series[editar | editar código-fonte]

A Marvel anunciou uma parceria com a Netflix,as duas irão produzir as séries sobre Demolidor,Punho de ferro,Jessica jones e Luke Cage. E após o final de cada série solo, os heróis se unem em uma mini-série formando Os Defensores. A previsão para o lançamento das séries é para 2015.

Referências

  1. Cláudio Roberto Basílio (11/10/2006). As Artes Marcias nas HQs - Parte 2 HQManiacs.