Punt returner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No futebol americano dos Estados Unidos e do Canadá, o retornador de punts (em inglês: punt returner, PR) é um jogador do special teams (time de especialistas) que é responsável por retornar os punts na posição oposta de sua end zone. Se a bola rolar até sua própria endzone, ele deve resolver se retorna ou não. Se ele decidir não retornar, ele pode pedir o touchback se ajoelhando na end zone depois de pegar a bola, o que dá a seu time a bola na posição da linha de 20 jardas. Caso o punt não chegue a entrar em sua endzone nem saia pela linha lateral (pois, nesse caso, o ponto onde a bola sair indicará automaticamente o local de onde o jogo será reiniciado) pode, ainda, pedir fair catch, que é um sinal de mão feito sobre a cabeça, indicando que não tentará o retorno, terminando ali a jogada e determinando onde se iniciará a próxima campanha ofensiva de sua equipe.

O retornador é normalmente o jogador mais rapido do time, normalmente um wide receiver, defensive back ou um running back reserva.

Um retornador de punts pode ser um retornador de chutes também.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Posições no Futebol americano e Futebol canadense
Ataque Defesa Special teams
Linha ofensiva Guard, Tackle, Center Linha defensiva Tackle, End, Nose tackle Chutadores Placekicker, Punter, Kickoff Specialist
Quarterback Linebackers Snapping Long snapper, Holder
Backs Halfback (Tailback), Fullback, H-back Backs Cornerback, Safety Retornadores Punt returner, Kick returner
Recebedores Wide receiver, Tight end, Slotback Nickelback, Dimeback Tackling Gunner
Formações