Punta Arenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Punta Arenas

De cima para baixo: Vista da cidade coberta de neve no Inverno. Ao fundo observa-se a extensa Cordilheira de Darwin localizada na Ilha da Terra do Fogo.,
Esquerda: Catedral de Punta Arenas,
Direita: Monumento a Fernão de Magalhães,
Abaixo: Estreito de Magalhães.
População 150.826 [1] habitantes
Área 17.526,3 km²
Densidade 6,8 hab/km²
Fundação 18 de dezembro de 1848
Região Magalhães e Antártica Chilena (XII Região)
Província Magalhães
Gentílico puntarenense
Mapa

Punta Arenas é uma comuna e cidade portuária do Chile. Capital da XII Região. Está localizada na Península de Brunswick e nas proximidades do Estreito de Magalhães, na Patagônia. Fundada há 175 anos, em 18 de dezembro de 1848, 62 quilómetros a norte do antigo povoado de Forte Bulnes.

Antes da abertura do canal do Panamá em 1914 foi o principal porto na navegação entre os oceanos Pacífico e Atlântico, por sua localização geográfica.

Punta Arenas possui uma população do 150.826 pessoas (2008). Seus habitantes têm raízes européias, principalmente croatas, espanhóis, suíços, iugoslavos e galeses, além de alguns moradores de Chiloé que se mudaram para o sul de Punta Arenas.

A imigração croata até Punta Arenas foi um determinante do desenvolvimento da região de Magalhães e da cidade, em particular. Atualmente, essa influência pode ser visto nos nomes de muitas lojas e edifícios. De acordo com algumas referências a 50% da população de Punta Arenas são descendentes de croatas.[2]

Sua economia é baseada principalmente em atividades portuárias e de serviços. É o ponto de partida para a maioria dos cruzeiros que tem como destino a Antártida.

A comuna limita-se: a leste com Porvenir, Primavera e Timaukel; a norte com Laguna Blanca; a sul com Cabo de Hornos; a oeste com Río Verde.

Galeria

Referências

  1. Punta Arenas.
  2. Congreso Mundial Croata: Los croatas de Chile.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chile é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.