Puroresu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Puroresu (プロレス) é o estilo japônes e asiático de luta profissional, chamado assim por causa das palavras ("purofesshonaru resuringu"), que significam luta profissional em português. A palavra Puroresu foi popularizada por Hisaharu Tanabe na década de 1990.

A principal diferença entre o puroresu e o wrestling tradicional dos Estados Unidos da América, é que o Puroresu é tratado como um esporte de combate com misturas de artes marciais e muitos contatos físicos e movimentos mais complexos e perigosos do que outros tipos de wrestling, como Submission e Amador.

O primeiro japonês a tornar-se um lutador profissional foi o ex-praticante de sumô Sorakichi Matsuda, o qual veio para os Estados Unidos em 1880 e obteve pouco sucesso.

Subseqüentes tentativas ocorreram antes e após a Segunda Guerra Mundial, e alguns obtiveram sucesso, como a maior grande estrela do Puroresu, Rikidozan, o qual tornou o esporte popular no ano de 1951.

Regras básicas[editar | editar código-fonte]

Uma luta é vencida por fōru (equivale ao pin fala), nokkauto (nocaute, ou desqualificação pela contagem até 10), ringu auto (equivalente ao count out) ou gibappu (o mesmo que submissão).

O pin ocorre após uma contagem de três do árbitro. Na maioria das lutas, a contagem vai até 20, diferente da luta profissional estadunidense, que vai até 10.

Outras regras adicionais são utilizadas por algumas promoções, como a UWF Japonesa e outras derivadas do Submission Arts Wrestling, que não aceitam o pin fall, somente submissão ou nocautes.

Estilos[editar | editar código-fonte]

Há dois estilos dominantes nas promoções japonesas de luta profissional. A New Japan Pro Wrestling, tendo como principal Antonio Inoki, que é usado o "strong style", tendo como base o submission wrestling. A All Japan Pro Wrestling, dirigida por Shohei Baba, estilo usado como "King's Road", que tem base o wrestling americano.

Wrestlers estrangeiros no Japão[editar | editar código-fonte]

Alguns dos principais wrestlers estrangeiros que passaram pelo puroresu, são os apresentados a seguir: Hulk Hogan, Big Van Vader, Mick Foley, Eddie Guerrero, Chris Benoit, Chris Jericho, Monster Ripper e Awesome Kong.

Puroresu feminino[editar | editar código-fonte]

O wrestling feminino é chamado de joshi puroresu (女子プロレス). Há várias promoções somente femininas no Japão com destaque para All Japan Women's Pro-Wrestling e GAEA Japan. Há também a Global Professional Wrestling Alliance, que engloba a maioria das promoções masculinas e inclusive as femininas.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

O lutador japonês Mitsuharu Misawa faleceu no dia 13 de Julho de 2009 após levar um Back Suplex de Akitoshi Saito, o golpe não foi aplicado de forma correta muito em decorrência da má forma física em que se encontrava Misawa. Ele veio cair de pescoço no chão rompendo as vértebras C2 e C3 (lesão parecida a que ocorreu com o ator Christopher Reeve), logo em seguida ficando inconsciente. O golpe em si é perigoso, mas não o bastante para matar um lutador bem treinado como Misawa. Porém levando-se conta os problemas crônicos no pescoço e a má forma física em que se encontrava o lutador, tudo isso culimou nesta terrível tragédia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]