Purple Rain (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde agosto de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
"Purple Rain"
Single de Prince
do álbum Purple Rain
Lado A "Purple Rain"
Lado B "God"
Reino Unido "God" (instrumental)(12")
Lançamento 26 de Setembro de 1984
Formato(s) 7"
12"
Gravação Ao vivo, 3 de Agosto de 1983
Gênero(s) Pop, Rock
Duração Versão 7": 4:05
Versão 12"/Álbum: 8:41
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Composição Prince
Letrista(s) Prince
Produção Prince
Certificação(ões) Gold.png Ouro
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 1984
Lançamento 1984
Director(es) Albert Magnoli
Duração 6:47
Cronologia de singles de Prince
Último
Último
"Let's Go Crazy"
(1983)
"I Would Die 4 U"
(1984)
Próximo
Próximo

Purple Rain é uma Power Balad creditada a Prince & The Revolution. É a faixa-título do álbum de 1984 de mesmo nome, que por sua vez é o álbum de trilha sonora para o filme de 1984 do mesmo nome e foi lançado como o terceiro single desse álbum. A música é uma combinação de rock, pop, gospel e música orquestral. Ele alcançou a posição # 2 em os EUA, e é amplamente considerada como uma das músicas-assinatura de Prince. Foi certificado de ouro pela Recording Industry Association of America, o vendendo 1 milhão de unidades nos Estados Unidos.

Gravação[editar | editar código-fonte]

A canção foi gravada durante um show beneficente para o Teatro de Dança de Minnesota numa boate na Primeira Avenida de Minneapolis em 3 de agosto de 1983. A apresentação foi a estreia ao vivo da guitarrista Wendy Melvoin com a The Revolution, aos dezenove anos de idade. Os jornais da cidade descreveram a performance de 70 minutos como "o melhor e mais emocionante concerto que Prince já fez em sua cidade natal", e o baterista Bobby Z afirmou, "certamente foi um dos melhores shows que já fizemos".

Depois de gravada, Prince a modificou em estúdio, diminuindo seus onze minutos iniciais para oito, bem como um dos solos e uma das estrofes que citava a compra do amor. O motivo da remoção foi a alegação que dizia que o verso diluía o impacto emocional na música.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

"Purple Rain" abre com um solo de violão solitário que é rapidamente seguido por uma bateria e um órgão proeminente, que acaba por lembrar música gospel. Três versos são seguidos por um refrão, aumentando gradativamente a tensão emocional. No contexto do filme, cada verso cria laços em relação aos diferentes caráteres de Prince e seu desejo de conciliação. O primeiro verso é dedicado a seu pai, o segundo à sua ex-namorada, e então, o terceiro, seus companheiros de banda. Após o refrão final, um solo de guitarra toma conta da canção, que encerra com um solo de piano e cordas orquestrais.

Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

A canção é sempre presente nas apresentações ao vivo de Prince. Ele as toca em quase todas as turnês desde 1984, exceto pelo período depois de sua mudança de nome quando ele evitou seus hits mais antigos por alguns anos. No show do intervalo da final do Super Bowl XLI em que ele era o artista destaque, "Purple Rain", foi apresentada como a última música de seu set e foi, apropriadamente, tocada durante uma chuva torrencial no estádio, o que combinada com a iluminação de palco roxa consolidou sua imagem de canção-assinatura. Prince cantou a música num dueto com Beyoncé no Grammy Awards 2004, e também no Brit Awards 2006.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • A canção "Ventura Highway" da banda América do popular banda já incluia a frase "Purple Rain" antes da música em questão.
  • Purple Rain foi escrita originalmente para Stevie Nicks[1]
  • Em março de 2005, a revista Q colocou no número 40 na sua lista dos 100 Greatest Guitar Tracks. Rolling Stone classificou-o # 143 na sua lista dos 500 Greatest Songs of All Time.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "It was so overwhelming, that 10-minute track, that I listened to it and I just got scared,".