Pyramid Head

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Cosplay do Pyramid Head conforme design do filme

Pyramid Head (Cabeça de Pirâmide) é o apelido de um monstro ficcional da série de Video game Silent Hill, primariamente de Silent Hill 2. Apesar do personagem não ter nome, o protagonista, James Sunderland, usualmente se refere a ele com Pyramid Head. Como este é o único modo em que Pyramid Head é referido, este tornou-se seu nome. Algumas fontes oficiais se referem a criatura como Red Pyramid Thing (Coisa Piramidal Vermelha) ou Red Triangle Thing (Coisa Triangular Vermelha). Entretanto, de acordo com o director de Silent Hill, Christophe Gans, o nome japonês é Triangle Head (Cabeça de Triângulo). Ele é chamado no filme Silent Hill de Red Pyramid (Pirâmide Vermelha).

Características[editar | editar código-fonte]

Das criaturas que aparecem em Silent Hill 2, Pyramid Head é uma das que aparentam mais masculinidade, já que outros monstros geralmente têm características femininas, com exceção do doormen/abstract daddy. Pyramid Head lembra um homem pálido coberto com uma manta meio branca e suja de sangue, que lembra um avental de açougueiro. O que mais chama a atenção é o capacete em forma de pirâmide que cobre completamente sua cabeça. Ele foi propositalmente desenhando para seu uso parecer doloroso, sugerindo que serve como uma forma de punição. O capacete piramidal parece proteger a criatura de todas as armas de James, entretanto, elas ainda o deixam mais lento. Pyramid Head geralmente anda armado com a Great Knife (Grande Faca) ou uma lança leve. Entretanto, ele também pode atacar apertando o pescoço de James com uma protusão preta que lembra uma língua e sai de um pequeno buraco ao lado do capacete. Uma ataque similar é usado por outras criaturas, incluindo o chefe final.

Pyramid Head não fala, mas geme e grunhe dolorosamente de dentro do capacete em diversos momentos. Ele se mostra muito brutal, matando monstros e pessoas do mesmo modo, e até parece estuprar violentamente alguns monstros.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Em complemento ao material criado pelos designers do jogo [1], foi explicado que a aparência física de Pyramid Head era um efeito da fascinação de James pela história de Silent Hill. Como podemos conhecer através do jogo, a aparência de Pyramid Head é uma variação das roupas que os executores do passado, que usavam capuzes vermelhos e vestes cerimoniais para parecerem com Valtiel, o anjo da cidade. Ele nasceu das ideologias e idolatrias dos moradores da cidade.[2] De acordo com os documentos criados para o lançamento de Silent Hill 4: The Room, uma seita do culto de Silent Hill (A "Seita de Valtiel") vestiam a roupa dos executores mencionados em Silent Hill 2.

Seu capacete é também uma possível referência a Jimmy Stone (um alto membro do culto de Silent Hill e a primeira vítima de Walter Sullivan), que ao fazer certos rituais ele usava um capuz vermelho triangular, o que lhe valeu o apelido de red devil (Demônio vermelho), um termo mencionado constantemente na série. É mais provável que Jimmy Stone e Pyramid Head sejam referências visuais ao mesmo indivíduo histórico.

Em Silent Hill 2, sua existência está diretamente ligada ao subconsciente de James Sunderland; A raiva reprimida de James e seu desejo de ser punido pela morte da esposa é o que compele Pyramid Head em sua perseguição. Pyramid Head funciona tanto como o carrasco de Maria, mas mais importante, como um constante atormentador de James. Ver Pyramid Head assassinar repetidamente um doppelgänger altamente erotizado de sua esposa morta traz um grande sofrimento para James, satisfazendo completamente seus desejos masoquistas. Quando estes desejos são satisfeitos, o poder de Pyramid Head sobre James é removido. Isto é evidenciado em uma das cenas finais do jogo, onde antes de lutar com dois Pyramid Heads simultaneamente (um pela punição por ter matado Mary e o outro por ter matado Eddy), James percebe sua situação, admitindo que precisava deles porque era fraco, e que agora não precisa mais deles. É somente após James perceber isso que Pyramid Heads se torna vulnerável aos ataques de James, antes de finalmente se empalarem em suas próprias lanças e se libertando de seus papéis (é mencionado que eles são tanto carrascos como vítimas de crimes).

Aparições no jogo[editar | editar código-fonte]

Silent Hill 2[editar | editar código-fonte]

James encontra Pyramid Head pela primeira vez no West Side Apartments. Depois de achar uma pistola (handgun) no piso superior, ele ouve um grito em um dos corredores e vai na direção do som, somente para ver o monstro, atrás de uma grade. Um quarto próximo tem um corpo ensanguentado, que não estava lá antes.

Depois, ele entra no quarto 307. Aterrorizado, James se esconde em um closet. O monstro é mostrado aparentemente pelo closet que James se escondeu, ele para e examina o closet, causando um ataque de pânico em James, que atira com a pistola diversas vezes. As balas ricocheteiam no capacete sem causar dano ao monstro e depois de um tempo, Pyramid Head hesita e vai embora.

O próximo encontro de James com Pyramid Head é nos apartamentos Blue Creek. Quando James entra numa porta que leva a uma escada, ele vê Pyramid Head estuprando outra criatura. Ele se vira para James e tenta matá-lo, mas seus movimentos são severamente prejudicados pela Great Knife que ele segura. Depois de alguns minutos, sirenes tocam na distância e Pyramid Head desce pela escada inundada, abrindo a porta no fundo e tirando a água.

James não encontra a criatura novamente até chegar ao telhado do Hospital Brookhaven, onde ele mais uma vez tenta matar James. Durante a batalha, James quebra a grade de segurança e cai, ficando muito ferido. Misteriosamente, Pyramid Head parece abandonar seus esforços e não persegue James nem continua seu ataque.

Mais tarde no hospital, Pyramid Head aparece para atormentar Maria, que está seguindo James por um longo corredor. Quando James consegue chegar no fim do corredor e entrar em um elevador, as portas se fecham antes que Maria consiga entrar. James luta para abrir as portas e salvar Maria, mas somente seus gritos de agonia podem ser ouvidos quando Pyramid Head a empala com a lança. O elevador então leva James embora.

James encontra Pyramid Head novamente no Labirinto abaixo da Prisão Toluca, depois de encontrar Maria viva em uma cena onde ela evidentemente o seduz por trás de uma grade trancada. James encontra seu inimigo enquanto ele está rondando uma área octogonal, carregando a lança ao invés da Great Knife. James pode entrar em uma sala onde Pyramid Head mora e pegar a Great Knife para usá-la como arma durante o jogo. James chega a sala atrás da grade logo depois, mas encontra Maria morta aparentemente por traumatismo craniano, o que se evidencia no sangue e deformidades na sua face.

Pyramid Head faz sua aparição final antes do chefe final, onde dois Pyramid Heads (um "vermelho", pelo sangue novo, e um "marrom", pelo sangue velho) se encontram. Eles matam Maria novamente e depois atacam James. Após perseguir James pela sala sem sinais de cansaço, ambos Pyramid Heads cometem suicídio empalando-se com suas lanças.

É interessante notar que apesar de serem considerados "chefes", o jogador nunca precisa atacá-los para prosseguir. Na primeira aparição, na escadaria dos apartamento, Pyramid Head vai embora após um certo período de tempo, mesmo sem ser ferido. O Pyramid Head no Labirinto é invulnerável e precisa ser evitado, e os dois Pyramid Heads na batalha final do Hotel irão se empalar automaticamente após um certo tempo ter passado: atacá-los apenas deixará o processo mais rápido.

Silent Hill: Homecoming[editar | editar código-fonte]

Pyramid Head aparece no jogo como inimigo porém em nenhum momento você ira enfrentá-lo, e também existe um final com sua participação.

Silent Hill: The Arcade[editar | editar código-fonte]

Pouca informação foi fornecida, mas Pyramid Head vai aparecer em Silent Hill: The Arcade. Provavelmente será um chefe. [3]


Em outras mídia[editar | editar código-fonte]

História em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Pyramid Head também aparece no quadrinho Paint it Black durante o ataque a Ike e sua equipe de resgate, mas ele é somente um monstro no meio de outros. A grande quantidade deles e sua relativa vulnerabilidade sugerem que Pyramid Head representa os homens escolhidos como carrascos da cidade, já que tem muitos e aparecem para outros. Também é mostrado que mesmo com diferentes pontos de vista, a maioria dos monstros que já existem em Silent Hill (especialmente os do passado de Silent Hill) só vão mudar um pouco em poder, tamanho e simbolismo. Outro exemplo seriam os closers, recentemente adicionados a história, que substituem um desenho de Alessa. É como se James visse os closers e que no seu outro mundo, eles se moldassem em monstros baseados no seu próprio subconsciente, culpa, fervor e ódio.

Filme de Silent Hill[editar | editar código-fonte]

Apesar de não ser conectado com o enredo do primeiro jogo, Pyramid Head aparece no filme de 2006 Terror em Silent Hill, listado nos créditos como Red Pyramid e interpretado por Roberto Campanella, onde ele atua novamente como um antagonista encontrado por Rose Da Silva na Escola Primária Midwich enquanto procura por sua filha. Apesar de não sobresair dos outros monstros da cidade, as tentativas de parar ele são inúteis e ele mostra sua brutalidade e força características, assim como sua Great Knife. Entretanto, a aparição de Pyramid Head no filme é diferente da do jogo. Seu capacete é preto e hexaédrico - uma versão de 4 lados da versão de 5 lados do jogo - e aparenta ser muito mais afiado. De acordo com Christophe Gans, a mudança se deu porque era impossível para o ator usar o capacete do jogo. O princípio básico do capacete ainda está no filme; os designers do jogo queriam que seu uso parecesse doloroso. Entretanto, ele não demonstra gestos de luta com o capacete no filme como faz no jogo. No filme, seu avental aparenta ser feito de carne humana.

Pyramid Head usa a Great Knife para perfurar uma porta fina de metal em uma tentativa frustrada de matar a personagem principal e sua companheira. Ele demonstra sua força quando pega Anna, segura ela no ar usando apenas um braço, arranca seu vestido e depois segura seu peito e arranca sua pele em um único movimento em frente a igreja . Ele tem 2 metros de altura como foi mencionado no making-of mas não tem as luvas ou os dedos derretidos como a maioria dos monstros em Silent Hill têm.

Os produtores do filme dizem que já que as criaturas que aparecem na versão sombria de Silent Hill são humanos sendo punidos, Red Pyramid está sendo punido através do uso do capacete gigantesco. O diretor Christophe Gans também disse que a aparência do Red Pyramid é feita de uma perspectiva feminina [4], exemplo: Alessa.

Referências[editar | editar código-fonte]