Pyrex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Pyrex é a marca comercial usada desde 1915 pela Corning Glass Works para a sua linha de recipientes em vidro borossilicatado destinada ao mercado doméstico. A popularidade desta marca e a sua dominância do mercado ao longo do século XX fez dela uma marca genérica, sinónimo deste tipo de vidro. Por essa razão, quando referindo genericamente um vidro refractário, em escritos lusófonos aparece por vezes a corruptela pirex.

Origem[editar | editar código-fonte]

A ideia de utilizar vidro borossilicatado resistente ao calor e quimicamente inerte para produzir recipientes para cozinha terá surgido em 1913, quando Jesse Littleton, da fábrica de vidro Corning Glass Works, testou em sua casa o uso de uma travessa de levar ao forno feita a partir do fundo de uma jarra de vidro borossilicatado, Depois da esposa ter com sucesso cozinhado um bolo nela, decidiu propor o lançamento de uma linha de utensílios de cozinha em vidro.

Na realidade, o vidro não-corrosivo e resistente a altas temperaturas, que fora desenvolvido por Otto Schott na Alemanha em finais do século XIX, já tinha vários usos industriais e laboratoriais, mas nunca tinha sido proposto para o mercado doméstico. Percebendo o potencial mercado existente nos lares americanos, a Corning registou a marca em 1915 e lançou a primeira linha de utensílios Pyrex no ano seguinte.

Os primeiro Pyrex destinavam-se exclusivamente ao forno ou a conter produtos a alta temperatura, não podendo ser sujeitos directamente à chama. Depois de uma década de investigação, em 1924 foi lançada uma linha de Pyrex resistente à chama.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]