Pérola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outras definições de pérola, veja Pérola (desambiguação).
Pérolas brancas formando um colar

Cultura

As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo, para isso, insere-se no interior da ostra perlífera, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação. É o envolver desse objeto com sucessivas camadas de madrepérola que forma a pérola. Estima-se que as pérolas podem durar até 150 anos, entretanto uma pérola natural com cerca de 2 mil anos foi descoberta recentemente durante escavações arqueológicas em uma zona aborígene do oeste da Austrália.[1]

Jazidas

As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também produção na Índia e Sri Lanka, na Austrália, no Taiti e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.

Cuidados com a pérola

As pérolas têm que ser guardadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos da casa, como por exemplo, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes, pois tiram o brilho das pérolas

Propriedades físicas

As pérolas dos Mares do Sul (Pacífico) são as maiores e mais raras de todas.

As pérolas negras ou Pérolas do Taiti podem ter um tom cinza claro ou um arco-íris de cores (típico da madrepérola).

A pérola na história

A pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade, um exemplo disso foi o facto de no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido pelas suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios. Também o general romano Vitélio, estando cheio de dividas, roubou um brinco de pérola à sua mãe, para poder financiar o seu regresso ao exército [2].

Referências

  1. «Pérola natural de 2.000 anos é encontrada na Austrália». noticias.uol.com.br. 03 de junho de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Caio Tranquilo Suetonio (2002). A Vida dos Doze Césares. [S.l.]: Prestígio. 527 páginas. ISBN 9788500009747 

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pérola
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.