QQ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tencent QQ
Desenvolvedor Tencent Holdings Limited
Versão estável 2008 (2008)
Sistema operacional Windows, Mac OS X, Linux
Gênero(s) Mensageiro instantâneo
Página oficial im.qq.com

O Tencent QQ, originalmente chamado OICQ, é o programa de mensagem instantânea gratuito mais popular na China.

No "Ad Planner Top 1000 Sites", que registra os sites mais acessados do mundo, através do mecanismo de busca do Google, divulgado em junho de 2010, o QQ aparece como 9º colocado, com 170 milhões de visitas e um alcance global de 11%.1

Uso[editar | editar código-fonte]

Estima-se que haja mais de 800 milhões de usuários QQ na China. Em 5 de março de 2005, havia uma média de 9 milhões de pessoas online ao mesmo tempo no servidor da China continental.

Fora da China[editar | editar código-fonte]

Fora da China, o uso do QQ é extremamente limitado, exceto na África do Sul, onde o programa tem sido usado pelo menos há três anos e inspirou uma canção popular da banda The Finkelsteins, chamada "QQ Me". O QQ só é usado por pessoas que querem se comunicar com pessoas dentro desses países. Exemplos incluem expatriados, estudantes de intercâmbio e pessoas que estudam mandarim.

Versões[editar | editar código-fonte]

A versão mais recente do QQ é a QQ2009. A empresa Tencent periodicamente lança versões especiais do QQ relacionado a eventos como as Olimpíadas ou o ano novo chinês.

Controvérsias e críticas[editar | editar código-fonte]

QQ enfrentou muitas críticas e controvérsias.

Filtragem por palavra-chave[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2004, QQ Games começou a filtrar palavras-chave como "钓鱼岛" (Ilhas Senkaku) e "保钓" (manter as Ilhas Senkaku). Isso causou muita controvérsia e a Tencent retirou esse filtro.

QQ real group name scheme[editar | editar código-fonte]

Em 21 de julho de 2005, a Tecent anunciou sua intenção de seguir as instruções dadas pela polícia da cidade de Shenzhen obrigando o uso de nomes reais de todos os administradores e criadores das comunidades/grupos QQ. Isto causou muita controvérsia pois não é garantido que esta medida serviria para evitar a disseminação de pornografia ou outras mensagens indecentes, or whether ir on one's privacy.

Níveis[editar | editar código-fonte]

Tencent tem adicionado funções chamadas de "Níveis QQ" que adicional um "nível" indicado pelo número de "sóis", "luas" e "estrelas". Níveis são conseguidos permanecendo logado por uma quantidade de tempo. Isso não adiciona nenhuma funcionalidade a mais para os usuários com níveis altos dando a úsuarios com 1 "sol" ou mais avatares. Muitos usuários deixam seus computadores conectados no QQ para conseguir níveis. Muitos criticam isso dizendo que é uma perda de tempo e só serve para melhorar as estatísticas do QQ. Outros dizem que é uma perda de eletricidade.

Plágio[editar | editar código-fonte]

Como vários do IMs, o QQ é conhecido por copiar características dos concorrentes. A interface das primeiras versões do Tencent era praticamente uma cópia do ICQ, mas com o tempo, ele começou a parecer com o MSN Messenger. Além das interfaces, QQ é conhecido por copiar código e texto dos seus competidores. Por exemplo, uma das versões tem a EULA do Skype. Além disso, o MSN tem várias funções similares ao QQ.

Material obsceno no QQ.com[editar | editar código-fonte]

Há conteúdo adulto ou obsceno (uma tendência percebida em vários sites chineses) na página inicial do produto, QQ.com. Muitos julgam que isto é inapropriado para um produto que inclui jovens em seu público alvo.

Uso de recursos[editar | editar código-fonte]

Os pré-requisitos para rodar o QQ aumentaram substancialmente desde o lançamento da primeira versão, o que levou algumas pessoas a procurar versões "compactas" (lite).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Principais programas[editar | editar código-fonte]

A lista a seguir cita apenas alguns dos principais softwares do gênero, entre muitos existentes:

O Google lançou sua própria versão de mensageiro instântaneo, denominado Google Talk, que inclui funcionalidades semelhantes ao Skype com recursos de VoIP sobre o protocolo Jabber.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]