Qaanaaq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Qaanaaq.

Qaanaaq (AFI[qaːnaːq]) é uma cidade do município de Qaasuitsup, no noroeste da Gronelândia. É a única cidade e o único município do antigo município de Gronelândia do Norte (Avannaa). Foi fundada depois de a cidade de Thule se tornar uma Base Aérea Americana. A população de Thule foi então fixada em Qaanaaq. Os habitantes de Qaanaaq falam o Groenlandês Ocidental e muitos outros falam o Inuktun.

A cidade de Qaanaaq possui uma população de 626 pessoas, e todo o município possui 795 (2010). Junto à cidade, há outros quatro lugares habitados:

Todos estes estão perdendo seus habitantes desde que as pessoas começaram a mudar-se para a cidade. Historicamente, o número de habitantes foi maior,. Moriusaq está praticamente abandonada (Com 2 habitantes). [1]. Esse processo de concentração populacional nas cidades é observado em toda a extensão da Gronelândia.

Etah, uma vila abandonada, já foi a vila mais setentrional do mundo (a 78º19'Norte), fica a 78 kms a noroeste de Siorapaluk.

O município tem uma área de 225,500;km², e uma larga parte disto está coberta por gelo. É o maior município do mundo (sua superfície é maior do que o Reino Unido). Sua fronteira encontra-se com Upernavik a sul; em uma parte não incorporada do Parque Nacional da Groenlândia Nordestina no leste; no Oceano Ártico no norte e no Estreito de Nares, que separa o Norte da Gronelândia da Ilha Ellesmere de Nunavut, Canadá.

Mapa da Gronelândia.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Gronelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.