Qaanaaq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Qaanaaq
Nome oficial
(kl) Qaanaaq
Nome local
(kl) Qaanaaq
Geografia
País
Municipality of Greenland
Capital de
Qaanaaq (en)
Área
225 500 km2
Altitude
246 m
Coordenadas
Demografia
População
646 hab. ()
Densidade
0 hab./km2 ()
História
Fundação
Identificadores
Código postal
3971
Mapa

Qaanaaq (AFI[qaːnaːq]) é uma cidade do município de Qaasuitsup, no noroeste da Gronelândia. É a única cidade e o único município do antigo município de Gronelândia do Norte (Avannaa). Foi fundada depois de a cidade de Thule se tornar uma Base Aérea Americana. A população de Thule foi então fixada em Qaanaaq. Os habitantes de Qaanaaq falam o Groenlandês Ocidental e muitos outros falam o Inuktun.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Qaanaaq possui uma população de 626 pessoas, e todo o município possui 795 (2010). Junto à cidade, há outros quatro lugares habitados:

Município de Qaanaaq.

Todos estes estão perdendo seus habitantes desde que as pessoas começaram a mudar-se para a cidade. Historicamente, o número de habitantes foi maior,. Moriusaq está praticamente abandonada (Com 2 habitantes). [1]. Esse processo de concentração populacional nas cidades é observado em toda a extensão da Gronelândia.

Etah, uma vila abandonada, já foi a vila mais setentrional do mundo (a 78º19'Norte), fica a 78 kms a noroeste de Siorapaluk.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa da Gronelândia.

O município tem uma área de 225,500;km², e uma larga parte disto está coberta por gelo. É o maior município do mundo (sua superfície é maior do que o Reino Unido). Sua fronteira encontra-se com Upernavik a sul; em uma parte não incorporada do Parque Nacional da Groenlândia Nordestina no leste; no Oceano Ártico no norte e no Estreito de Nares, que separa o Norte da Gronelândia da Ilha Ellesmere de Nunavut, Canadá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A Air Greenland opera voos para Qaanaaq.
  • Também é interessante notar, que o nome da cidade, Qaanaaq, é um palíndromo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Qaanaaq
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Gronelândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.