Qaboos bin Said Al Said

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde novembro de 2012)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Qabus bin Said

قابوس بن سعيد آل سعيد

Sultão de Omã
Qabus bin Said.jpg.
Qabus bin Said.
Governo
Reinado 23 de julho de 1970 - Presente
Coroação 2 de Junho de 1953
Antecessor Said bin Taimur
Dinastia Sa'id
Vida
Nome completo Qaboos ibn Sa’id Al ‘Bu Sa’id
Nascimento 18 de novembro de 1940 (73 anos)
Salalah, Dhofar, Omã Omã
Pai Sa‘id ibn Taymur
Mãe Mazwon bint Ahmad

Qaboos ibn Sa’id Al ‘Bu Sa’id (18 de Novembro de 1940) é o sultão de Omã desde 23 de Julho de 1970 quando depôs seu pai Said ibn Taimur.

Sendo Qaboos o sultão do país, tem como é tradição o poder absoluto. Ostenta os cargos de Premiê, ministro de Assuntos Exteriores, ministro de Defesa e ministro de Finanças. Apesar de sua riqueza e poder, é considerado geralmente como líder de uma política moderada. Conheceido por seu desinteresse e generosidade, no livro do general Tommy Frank Soldado Americano, é descrito como um verdadeiro amigo dos Estados Unidos na Guerra Antiterrorista, "com nenhuma maldade, nenhuma agenda secreta".

O primeiro problema que Qaboos teve que enfrentar após assumir o poder foi uma insurreição comunista armada de Iêmen do Sul. O sultão derrotou rapidamente a incursão com escassa ajuda externa.

Desde há poucos anos, Omã tem dado alguns passos para a democracia. Eleições parlamentares, nas quais as mulheres têm votado e podem também ser candidatas, têm ocorrido e o sultão tem prometido a maior clareza possível e a participação no governo.

A maior parte de tomadas de decisões do país realiza-se segundo o acordo geral com representantes locais e tribais.

Precedido por
Said ibn Taimur
Sultão de Omã
1970 - presente
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.