Quádrupla coroa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Quádrupla Coroa é um título não oficial dado a uma equipe ou esportista que conquista quatro importantes títulos, normalmente em uma mesma temporada.

Há pelo menos quatro casos de Quádruplas coroas no futebol brasileiro: em 1962, o Santos Futebol Clube foi campeão paulista, campeão brasileiro, campeão sul-americano (Taça Libertadores da América) e campeão intercontinental, sendo o único clube brasileiro a conquistar todos os títulos possíveis, em todos os âmbitos, dentro da mesma temporada. No ano seguinte, em 1963, o clube voltou a conquistar quatro títulos, dessa vez o Torneio Rio-São Paulo, o Campeonato Brasileiro (Taça Brasil), a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental. Em 1992 o São Paulo Futebol Clube conquistou sua primeira Quádrupla Coroa com o Campeonato Paulista, a Recopa Sul-Americana, a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental, e em 1993 conquistou sua segunda Quádrupla Coroa com a Supercopa Libertadores, a Recopa Sul-Americana, a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental.

Na Europa, o Real Madrid venceu em 2002 a Copa Intercontinental, a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa Europeia e a Supercopa da Espanha.

Ver também[editar | editar código-fonte]