Químio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Químio
Placeholder male superhero c.png

Quimio
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Showcase #39 (Agosto de 1962)
Criado por Robert Kanigher
Ross Andru
Mike Esposito
Afiliações Esquadrão Suicida
Sociedade Secreta de Super-Vilões
Habilidades Capacidade de aumentar de tamanho;
Soprar jatos de substâncias químicas compostas corrosivas e venenosas;
Corpo plástico de alta durabilidade;
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Químio (também conhecido por seu nome original, Chemo) é um super-vilão fictício publicado pela DC comics. Foi criado por Robert Kanigher, Ross Andru e Mike Esposito.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Químio é uma forma única de vida que foi criada acidentalmente pelo cientista químico Professor Ramsey Norton. Extremamente ambicioso, Norton realizou vários experimentos químicos tentando encontrar soluções para os maiores problemas da humanidade, como doenças e fome. Imprudentemente, ele se desfez dos resultados de seus experimentos sem sucesso dentro de uma forma gigantesca humanóide moldada de plástico da qual foi batizada de Químio ou Chemo. Norton achava que essa forma gigante humana, composta com os resíduos de seus experimentos, poderia personificar suas falhas e servir como um ímpeto psicológico para que fosse bem sucedido no futuro. A verdadeira capacidade de Norton como cientista poderia muito bem ser julgada pela sua falta de noção sobre os perigos em misturar todas as substâncias químicas no corpo de Químio. Finalmente, após falhar em desenvolver um método de promover o controle de crescimento das plantas para combater a fome mundial, Norton depositou os resíduos em Químio, enchendo-o até o topo. Exausto pelos seus esforços, Norton adormeceu, somente para ser acordado por um horrível som gorgorejante. Para sua surpresa, o corpo de plástico de Químio começou a crescer, aumentando de tamanho. De alguma maneira, ele desenvolveu uma certa forma de vida e inteligência. Antes que o Professor Norton pudesse impedir o crescimento da criatura, Químio lançou um jato de uma substância, atingindo-o. Essa fórmula causou no Doutor Ramsey Norton uma espécie de gigantismo, matando-o rapidamente. Agora, Químio estava livre para movimentar seu corpo de plástico, além de poder aumentar e diminuir seu tamanho. Iniciando um ataque furioso pela cidade, Químio acabou se deparando com os Homens Metálicos, os robôs heróicos criados pelo Doutor Will Magnus e que, eventualmente, se tornariam seu arqui-inimigo. Apesar de sempre ser, aparentemente, destruído pelos Homens Metálicos, o monstro químico volta a vida, repetidas vezes, para ameçar o Universo DC. Mais tarde, Químio participaria da Crise nas Infinitas Terras, causando a morte de milhares de pessoas da Terra-4 ao expelir substâncias mortais nas águas da baía de Nova York. Enfurecida com as mortes, a heroína Mulher Negativa, da Patrulha do Destino usa seus poderes para destruir seu corpo de plástico. Suas substâncias acabam sendo recolhidas até uma indústria química. Durante uma visita a essa indústria, o repórter Clark Kent, alter-ego do Super Homem, acaba caindo, acidentalmente, dentro do recipiente que continha as substâncias de Químio, trazendo-o de volta a vida, mais uma vez. Absorvendo as células kryptonianas, ele é capaz de simular os poderes do Homem de Aço, até mesmo assumindo sua aparência. Porém, os efeitos dos poderes duplicados em Químio duram pouco e ele acaba sendo derrotado pelo Super Homem e os Homens Metálicos.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

O corpo poderoso e resistente de plástico de Químio é composto de uma combinação perigosa de substâncias químicas experimentais, criando uma forma de pseudo-vida com uma inteligência primitiva que, aparentemente, é focada para o mal. De sua boca, Químio é capaz de expelir jatos de compostos de substâncias químicas mortais, com vários resultados destrutivos, sendo capazes de dissolver até mesmo aço e outros metais. Seu tamanho colossal aumenta sua ameça pois ele, frequentemente, pisoteia carros e desaba prédios com seu corpo.

Características[editar | editar código-fonte]

Altura: 7,5 m (normal) a 30 m
Peso: 2.584 kg
Olhos: roxos
Cabelos: nenhum
Base de Operações: móvel
Grupos Aliados: Esquadrão Suicida e Sociedade Secreta de Super-Vilões