Quanzhou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Quanzhou (泉州) é uma prefeitura da China, localizada no sudeste da Província de Fujian, envolvendo as cidades de Quanzhou, Jinjiang, Shishi, Anxi, Nan'an, Yongchun, Hui'an e outras. A população total é de aproximadamente oito milhões em 2011. O município possui porto marítimo e fluvial, aeroporto internacional (Aeroporto Internacional de Jinjiang) e industria muito ativa. Os principais produtos são calçados, confecçőes, bolsas, poliresinas, alimentos e cerveja, esta vendida no mercado doméstico.

Quanzhou, sede do município, é uma cidade histórica milenar, com ruas estreitas, templos antigos e cultura muito rica. O intenso desenvolvimento economico do século XXI vem trazendo mudanças profundas na estética da cidade e no nível de renda da população, com a aparição de condomínios de luxo, hotéis exuberantes e milhares de automóveis. Material em inglês sobre a cidade pode ser encontrado no livro "Quanzhou-City of Light", do Prof. Bill Brown, que também disponibiliza informação no website www.amoymagic.com.

O clima é subtropical, com invernos amenos e verões quentes. A primavera é a estação de chuvas e no outono podem ocorrer vendavais e furacões; estes raramente causam danos a cidade. Jinjiang, cidade vizinha a sede do município, é um dos maiores centros produtores de calçados do mundo, e ostenta uma renda per capita invejável.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.