Quarenta Mártires da Inglaterra e Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Quarenta Mártires da Inglaterra e do País de Gales compreendem um grupo de homens e mulheres católicos que foram executados por alegação de traição e jacobitismo, crimes relacionados com os conflitos políticos e religiosos no Reino da Inglaterra, entre 1535 e 1679, num contexto de perseguição religiosa pelo fato de serem católicos. Muitos foram condenados à morte em julgamentos ou sem julgamento.

Lista de mártires[editar | editar código-fonte]

Foram canonizados pelo Papa Paulo VI em 25 de outubro de 1970:


Na cerimônia de canonização Paulo VI disse:

"Que o sangue destes mártires seja capaz de curar a grande ferida infligida à Igreja de Deus, em virtude da separação da Igreja Anglicana da Igreja Católica. Não está um destes Mártires a dizer-nos - a Igreja fundada por Cristo? Não é este o seu testemunho? Sua devoção à sua nação nos dá a certeza de que no dia em que, se Deus quiser, a unidade da fé e da vida cristã for restaurada, nenhuma ofensa será infligida à honra e soberania de um grande país como a Inglaterra. Não haverá nenhuma busca para diminuir o prestígio legítimo e o patrimônio digno de piedade e de uso adequado para a Igreja Anglicana quando a Igreja Católica Romana, este " Servo dos Servos de Deus " humilde - puder abraçá-la a sempre amada irmã numa autêntica comunhão da família de Cristo: uma comunhão de origem e de fé, uma comunhão de sacerdócio e de regra, comunhão dos santos na liberdade e no amor do Espírito de Jesus. Talvez tenhamos que seguir em frente, esperando e observando na oração, a fim de merecer esse dia abençoado . Mas já estamos fortalecidos na esperança pela amizade celestial dos Quarenta Mártires de Inglaterra e do País de Gales que são canonizados hoje. Amém ."

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • YEPES, Historia Particular de la persecucion de Inglaterra (1590)
  • CHALLONER, Memoirs of Missionary Priests (London, 1741-2)
  • POLLEN, Acts of English Martyrs (London, 1891)
  • Catholic Record Society, V, 323, 327
  • The Month (Jan., 1879).

Vide também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.