Quark (queijo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quark fresco da Polónia.

Quark é um tipo de queijo fresco, branco, cremoso e levemente ácido, bastante popular na culinária de países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça), do norte da Europa (Dinamarca, Estônia, Finlândia, Látvia, Lituânia, Noruega e Suécia), dos Países Baixos, de países tais como Hungria, Israel, países eslavos como por exemplo República Tcheca, Eslovênia, Polônia, Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, e na culinária dos povos judeus asquenazes.[1] [2] [3]

Preparação[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, o preparo consiste em se aquecer leite azedado (acidificação por fermentação láctica) até que se chegue ao nível desejado de "coagulação" (desnaturação) das proteínas. A substância resultante deste processo é então torcida para eliminar os líquidos. Esse tipo de queijo possui mais de 73% de água na matéria não gorda, por isto é considerado um queijo cremoso,[4] [5] embora em alguns países ele seja tradicionalmente considerado um tipo de laticínio fermentado.[6] O quark tradicional é feito sem coalho, mas em algumas receitas contemporâneas o coalho é adicionado.[7] É um queijo suave, branco, que não é envelhecido e geralmente também não é acrescido de sal de cozinha.

Referências

  1. Coccinella, Caterina. Mijn Jack Russell IS mijn Kind (em nl). [S.l.]: Wwaow, 2008. 331 p. p. 75.
  2. Blommestein, Irene van. Toetjes & desserts (em nl). [S.l.]: Inmerc, 2002. 93 p. p. 13; 74.
  3. Duquesnoy, Corry; Frans van Wijk (ilustrações). Toveren met toetjes (em nl). [S.l.]: Inmerc, 2002. 96 p. p. 67.
  4. Käseverordnung (em alemão) Buzer. Visitado em 20 de dezembro de 2014. "Regulamento alemão para classificação de queijos em função da quantidade de água presente na matéria não gorda"
  5. Anlage 1 (zu § 7) Standardsorten (em alemão) Buzer. Visitado em 20 de dezembro de 2014. "Apêndice 1 ao §7 do regulamento (vide "Speise-Quark")"
  6. ГОСТ Р 52096-2003 - Творог: Технические условия (SHTML) (em russo). Visitado em 20 de dezembro de 2014. "Norma russa GOST R 52096-2003: padroniza a produção de queijos cottage e tvorog (equivalente em inglês para twaróg, que é o nome polonês do queijo quark)"
  7. Astrid Wahrenberg. (1999). "Klassiker in weiß" (em alemão). Bioverlag (6). Schrot und Korn. Visitado em 20 de dezembro de 2014.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]