Quark top

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quark T)
Uma colisão produzindo um quark Top
Uma colisão produzindo um quark Top

O quark top foi o último dos quarks previstos pelo modelo padrão a ser descoberto. A sua existência, em conjunto com o quark bottom, foi postulada em 1973 pelos físicos japoneses Makoto Kobayashi e Toshihide Masukawa, como forma de introduzir interações com violação da simetria CP,[1] como observada no decaimento dos kaões.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Os quarks top interagem através das quatro forças fundamentais (interação forte, fraca eletromagnética e gravitacional). Tem uma massa de 172,9 GeV, muito superior à dos restantes quarks. Como tal, decai muito rapidamente, em cerca de 5×10-25 segundos. Os produtos do decaimento são, geralmente, em quark bottom em 99,823% das vezes, em quark strange em 0,17% e em quark down em 0,007%.

Produção[editar | editar código-fonte]

O quark top é produzido com o choque entre prótons e anti-prótons com energia a partir de 1,96 TeV, apos a entrada de serviço do LHC o Tevatron deixou de ser o único acelerador de partículas capaz de criar quarks t.

Referências

  1. Kobayashi, Makoto; Maskawa, Toshihide (Fevereiro de 1973). «CP-Violation in the Renormalizable Theory of Weak Interaction». Progress of Theoretical Physics. 49 (2): 652–657 


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.