Quarteira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Quarteira  
—  Freguesia  —
Praia de Quarteira
Praia de Quarteira
Brasão de armas de Quarteira
Brasão de armas
Localização no concelho de Loulé
Localização no concelho de Loulé
Quarteira está localizado em: Portugal Continental
Quarteira
Localização de Quarteira em Portugal
37° 04' N 08° 06' O
País  Portugal
Concelho LLE1.png Loulé
Fundação 1297
 - Tipo Junta de freguesia
Área [1]
 - Total 38,16 km²
População (2011)[2]
 - Total 21 798
    • Densidade 571,2/km2 

Quarteira é uma freguesia portuguesa do concelho de Loulé[3] , com 38,16 km² de área e 21 798 habitantes (2011). Densidade: 571,2 hab/km².

A Paróquia Civil de Quarteira, actualmente freguesia, foi criada em 1916, por intermédio do deputado algarvio Dr. José Maria de Pádua, que apresentou o projecto em 1914 na Assembleia da República. Anos mais tarde, foi elevada a vila a 28 de Junho de 1984[4] e a cidade em 13 de Maio de 1999, através da Lei nº 52/99, de 24 de Junho.[5]

Tem 2 km de praia com bandeira azul. Tornou-se destino de férias populares a partir dos anos 60, principalmente devido ao seu extenso areal e clima único. Mais tarde surge Vilamoura, que é considerada como um destino turístico com grande potencial para apreciadores do golfe e dos desportos náuticos, como o jet ski, a vela, o windsurf, o mergulho e a pesca.

No que toca à gastronomia, encontram-se em Quarteira excelsos restaurantes, que dão a conhecer o peixe e mariscos mais frescos de toda a região.

Entre as atrações turísticas está o aquashow, parque aquático que existe há mais de duas décadas e que fica localizado mesmo na entrada de Quarteira, junto à EN 396.

Património[editar | editar código-fonte]

Demografia[editar | editar código-fonte]

               Evolução da População Entre 1864 e 2011                 

Evolução da  População  1864 / 2011; Variação da População  1864 / 2011;

                 Os Grupos Etários Em 2001 e 2011                   

A População em 2001; A População em 2011

Clubes e Associações[editar | editar código-fonte]

  • QUARPESCA - associação dos armadores e pescadores de quarteira

Associação que representa os pescadores de Quarteira nascida a cerca de 14 anos com o intuito de representar a comunidade e desenvolver o setor na região, a QUARPESCA destaca-se pelo papel importante que teve na construção do porto de pesca de Quarteira e seu desenvolvimento. Organiza anualmente, em parceria com a câmara municipal de loulé e com a junta de freguesia de Quarteira a FESTA DO PESCADOR que se realiza regularmente em fins de Maio e princípios de Junho. Aqui se podem provar os mais variados produtos oriundos do nosso mar bem como disfrutar de uma demonstraçao da pesca que se fazía antigamente através da arte da lavada.

  • Policromia Associação Cultural
  • Clube de Baskete "Os Tubarões"
  • Asas da Cidade (Bmx)
  • Quarteira (Atletismo)
  • Quarteirense (Futebol e Petanca))
  • Quarteira Sport Clube (Futebol)
  • CHECUL (Futsal)(Futebol)
  • Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento De Escuteiros - 1052

Dinamika - (A Associação Dinamika engloba vários projectos entre os quais estão o projecto "Boa Onda", "QSP- Quarteira Surf Project", "Quarteira Activa", entre outros.)

  • U.S.A.- União Sónica do Algarve - Associação sem fins lucrativos, que organiza vários concertos/eventos por ano no concelho, inclusive o Quarteira Rock Fest! (por onde já passaram os Parkinsons, Jim Jones Revue, The Urges, The Fleshtones entre outros).
  • XÁVEGA - Associação para o Desenvolvimento Cultural de Quarteira

Associação sem fins lucrativos, que desenvolve várias secções e actividades: Artes de Palco, Companhia de Teatro, Grupo Juvenil de Teatro, Bailado (Clássico, Contemporâneo, Sapateado, Street Dance) Grupo de Percussão, Folclore (Rancho Folclórico), Canto, Jograis, Animação de Ruas e Formação (Formação Teatral, Colóquios e Conferências) Destaca-se a atuação do Grupo de Bilado no Dance World Cup, disputado em Inglaterra, onde alcançaram as dançarinas Juniores dois quintos lugares nas suas categorias Sapateado Irlandês e Dança de Carácter)

Referências

  1. Áreas das freguesias, municípios e distritos da CAOP2013 (em português) Direcção-Geral do Território (2013). Página visitada em 1 de Abril de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Separador Areas_Freguesias_CAOP2013"
  2. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Página visitada em 1 de Abril de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Algarve""
  3. Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias) (pdf) (em português) Diário da República eletrónico. Página visitada em 1 de Abril de 2014. Cópia arquivada em 6 de Janeiro de 2014.
  4. Decreto n.º 50/III Diário da República eletrónico. Página visitada em 28 de Abril de 2014.
  5. Lei n.º 52/99 Diário da República eletrónico. Página visitada em 28 de Abril de 2014.
  6. Cerro da Vila IGESPAR. Página visitada em 28 de Abril de 2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Quarteira