Quartel-mestre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em várias forças armadas, quartel-mestre, conforme os casos, corresponde a uma graduação ou a uma função, no exército ou na marinha.

Nos exércitos de vários países, o quartel-mestre é a função do militar encarregue da administração financeira e do abastecimento de uma unidade militar.

Em várias marinhas, quartel-mestre constitui uma graduação correspondente à de sargento ou de cabo nas forças terrestres. Em outras marinhas, o quartel-mestre não é uma graduação mas uma função específica, normalmente associada à navegação.

Quartel-mestre nos exércitos[editar | editar código-fonte]

No que se refere às forças terrestres, o termo "quartel-mestre" tem origem na Alemanha, onde o Quartiermeister era o oficial da corte responsável pelo quartel ou alojamento do monarca. A partir do século XVII, o termo começou a ser usado em vários exércitos para designar o oficial responsável pela administração e abastecimento de uma unidade militar.

Mais tarde, por analogia com os quarteis-mestres, os oficiais generais encarregues da administração e abastecimentos dos exércitos ou grandes unidades, em alguns países, passaram a ser designados "quarteis-mestres-generais".

EUA[editar | editar código-fonte]

No Exército dos EUA, o Corpo de Quartel-Mestre é o ramo encarregue do abastecimento de alimentos, combustíveis, água e outros itens. No passado, os seus membros eram também designados "quarteis-mestres".

Portugal[editar | editar código-fonte]

No Exército Português, entre o início do século XVIII e o final do século XIX, o quartel-mestre era o oficial encarregue da administração e abastecimento de um regimento. Os quarteis-mestres tinham a patente de tenentes e estavam integrados no estado-maior regimental.

No século XIX, cada quartel-mestre passou a ser coadjuvado por um sargento quartel-mestre, o qual constituía o sargento mais graduado do regimento a seguir ao sargento-ajudante.

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

No Exército Britânico, o quartermaster (quartel-mestre) é o oficil responsável pelo abastecimento de um batalhão ou regimento, com a patente de capitão ou major. Por tradição, é sempre um oficial tarimbeiro, com origem na categoria dos sargentos. Algumas unidades também dispõem de um quartel-mestre técnico, encarregue do abastecimento de material técnico.

Cada quartel-mestre é coadjuvado por um regimental quartermaster sargent (sargento quartel-mestre regimental) e por uma equipa de provisores.

Quartel-mestre nas marinhas[editar | editar código-fonte]

EUA[editar | editar código-fonte]

Na Marinha dos EUA, o quartermaster (quartel-mestre) é o praça que tem a seu cargo a navegação e a manutenção, correção e preparação de cartas e outras publicações náuticas durante um quarto de vigia. Tembém é responsável pelos relógios e instrumentos de navegações, bem como pela instrução dos timoneiros e vigias do navio.

França[editar | editar código-fonte]

Na Marine nationale francesa quartier-maître (quartel-mestre) é graduação equivalente à de cabo das forças terrestres.

Noruega[editar | editar código-fonte]

Na Marinha da Noruega, existe a graduação de Kvartermester (quartel-mestre), que corresponde à de sargento do exército.

Reino Unido e Commonwealth[editar | editar código-fonte]

Nas marinhas do Reino Unido e de outros países da Commonwealth, o quartermaster (quartel-mestre) é o marinheiro que desempenha a função de timoneiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]