Quartel do Sacramento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Quartel do Sacramento
—  Distrito  —
Estado  Minas Gerais
Município Bom Jesus do Galho
Criado em 30 de dezembro de 1962
Área
 - Total 56,0 km²
População (2010)
 - Total 1 600 habitantes
    • Densidade 28,57 hab./km2 
Rendimento médio mensal R$ 210,69 (por responsáveis de domicílios)

Quartel do Sacramento é um distrito do município brasileiro de Bom Jesus do Galho, no interior do estado de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 1 600 habitantes, sendo 829 homens e 771 mulheres, possuindo um total de 703 domicílios particulares.[1]

Foi criado pela lei estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962.[2] No ano de 2000 tinha rendimento médio mensal de R$ 210,69 por responsáveis de domicílios.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Com o fim do ciclo do ouro nas cidades histórias de Minas Gerais e com uma antiga história de existência de ouro no Cuieté (Conselheiro Pena), o governo de Minas resolveu construir uma estrada ligando as cidades histórias ao Cuieté. Seguindo o curso dos rios, chegaram ao rio Doce e em 1779 construíram uma ponte que foi destruída 5 anos após, levando o local a ser conhecido como ponte Queimada. Na época colocaram a culpa pelo incêndio nos índios, o que não é confirmado posteriormente por Guido Marlière. No ano de 1881 chegaram com a estrada ao Cuieté.

Durante a construção da estrada, encontraram uma grande pedra que servia de pousada e passou a ser um destacamento militar utilizado pelas juntas militares criadas pela Carta Régia de 1808 por Dom João VI. Em 1824, o Comandante das divisões militares do Rio Doce, Guido Marlière, dá nome ao destacamento militar de Petersdorf (aldeia de Pedro) em homenagem ao imperador Pedro I. No documento, o comandante explica que colocou o nome alemão por soar melhor aos ouvidos, uma vez que no português ou no francês não soaria bem. Assim, o Destacamento do Sacramento, que servia para combate aos índios botocudos do Vale do Rio Doce e posteriormente de aldeamento indígena, se transformou no maior dos aldeamentos do Vale do Rio Doce na primeira metade do século XIX.

Pela presença militar passou a ser popularmente conhecido por Quartel do Sacramento, sendo atualmente distrito de Bom Jesus do Galho. Inclusive é da localidade que partiram os fundadores do povoado do Galho.

Panorama da ponte Queimada atualmente e do rio Doce.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.