Quarto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um quarto no Japão.

A definição mais comum de um quarto é a que o relaciona a um cômodo qualquer de um edifício. Normalmente, porém, a palavra costuma ser usada como sinônimo para um dormitório, especificamente. O quarto geralmente é utilizado para descansar.

O mobiliário associado a um quarto constuma ser uma cama, as escrivaninhas a acompanhar a cama, uma cadeira ao fim da cama e armários para colocação da roupa. Costuma-se mudar de roupa no quarto (se bem que também faz-se na casa de banho).

Quando temos uma casa de banho dentro de um quarto, chama-se a este quarto de suíte. A casa de banho é de alguma forma exclusiva de uso ao usufruários do quarto.

Alcova[editar | editar código-fonte]

Historicamente falando, alcova é um quarto sem janelas, comum nas casas coloniais brasileiras. Em função da falta de ventilação, costumavam ser mais úmidos e sujeitos à presença de mofo. Por não terem janelas, também eram freqüentemente utilizados para a prática dos atos sexuais, o que deu origem a expressões como alcoviteiro, atleta de alcova, segredos de alcova, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências