Quatro Grandes Romances Clássicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Os Quatro Grandes Romances Clássicos ou os Quatro Maiores Novelas Clássicas (chinês: 四大名著, pinyin: sì dà míng zhù) são os quatro romances comumente considerados por estudiosos como os maiores e mais influentes romances da era pré-moderna chinesa de ficção. Datados das dinastias Ming e Qing, são muito conhecidos pela maioria dos leitores chineses. Eles não devem ser confundidos com os quatro livros do Confucionismo.

Eles estão entre novelas mais longas e mais antigas do mundo [1] e são considerados o pináculo da realização da China em romances clássicos, influenciando a criação de muitas histórias, peças de teatro, filmes, jogos e outras formas de entretenimento por todo o leste da Ásia, incluindo China, Japão, Coreia do Sul e Vietnã.

Obras[editar | editar código-fonte]

Em ordem cronológica, são eles::

Título ocidental Chinês simplificado Chinês tradicional Pinyin Autor Data
Margem da Água 水浒传 水滸傳 Shuǐhǔ Zhuàn Shi Nai'an[2] Século XIV
Romance dos Três Reinos 三国演义 三國演義 Sānguó Yǎnyì Luo Guanzhong Século XIV
Jornada ao Oeste 西游记 西遊記 Xī Yóu Jì Wu Cheng'en Século XVI
O Sonho da Câmara Vermelha 红楼梦 紅樓夢 Hóng Lóu Mèng Cao Xueqin Século XVIII

Referências

  1. Books: Big Little Talk (Review of Lin Yutang, Moment in Peking).
  2. There is considerable debate on the authorship of Water Margin. While most attribute the novel to Shi Nai'an, there were some who believe that the novel, or portions of it, was written by others, such as Luo Guanzhong (the author of Romance of the Three Kingdoms), Shi Hui (施惠) and Guo Xun (郭勛).