Que País É Este

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Que País É Este 1978/1987
Álbum de estúdio de Legião Urbana
Lançamento Fim de novembro de 1987
Gravação Outubro de 1987[1]
Gênero(s) Punk Rock
New Wave
Folk
Rock Progressivo
Duração 35:52
Idioma(s) Português
Formato(s) LP, K7 e CD
Gravadora(s) EMI
Produção Mayrton Bahia[1]
Cronologia de Legião Urbana
Último
Último
Dois
(1986)
As Quatro Estações
(1989)
Próximo
Próximo
Singles de Que País É Este
  1. "Que País É Este"
    Lançamento: 1987
  2. "Angra dos Reis"
    Lançamento: 1988
  3. "Faroeste Caboclo"
    Lançamento: 1988
  4. "Eu Sei"
    Lançamento: 1988
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 4.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar half.svg[2]

Que País É Este 1978/1987 é o terceiro álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1987. Traz uma sonoridade mais pesada, além de canções compostas na época do Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo. No Brasil foram vendidos mais de 1 milhão de cópias e sendo premiado com Disco de Diamante pela ABPD.[3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O sucesso de Dois fez com que a gravadora pressionasse a banda para o lançamento de seu terceiro álbum, sem que no entanto houvesse repertório para isso. Das nove faixas de Que País É Este (1978/1987), apenas duas foram compostas depois de Dois; justamente as duas últimas, "Angra dos Reis", em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense de mesmo nome e "Mais do Mesmo", que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo. A música "Que País É Este" foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico.

"Faroeste Caboclo" foi composta em 1979, na fase "trovador solitário" de Renato Russo. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 159 versos e não tem refrão, conta a história de João de Santo Cristo. Russo a considerava sua "Hurricane" (música de Bob Dylan sobre o boxeador que passou anos injustamente atrás das grades). Na época do lançamento do disco, foi considerada a mais longa canção da banda (mais tarde superada por "Metal contra as Nuvens", do disco V). Da mesma fase de "Faroeste Caboclo", está presente no disco a canção "Eu Sei", que antes se chamava "18 e 21". Esta já era pedida nos shows da Legião antes mesmo de seu lançamento, pois ficara conhecida a partir de uma fita demo.

O disco ainda traz "Depois do Começo", única faixa de sua autoria que Russo admitia não gostar, por considerar pretensiosa; e "Química", que já havia sido gravada pelos Paralamas do Sucesso em seu álbum de estreia, Cinema Mudo. Durante a turnê do show deste álbum, aconteceu o famoso show em Brasília no Estádio Mané Garrincha. Fãs se exaltaram e foram pisoteados; isso acabou aumentando a fobia de palco de Russo e tornando o trabalho da banda mais introspectivo, o que refletiria no álbum seguinte.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Que País É Este" (Renato Russo) - 2:57
  2. "Conexão Amazônica" (Renato Russo / Fê Lemos) - 4:37
  3. "Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)" (Renato Russo) - 2:32
  4. "Depois do Começo" (Renato Russo) - 3:13
  5. "Química" (Renato Russo) - 2:19
  6. "Eu Sei" (Renato Russo) - 3:10
  7. "Faroeste Caboclo" (Renato Russo) - 9:04
  8. "Angra dos Reis" (Renato Russo / Renato Rocha / Marcelo Bonfá) - 5:00
  9. "Mais do Mesmo" (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Renato Rocha / Marcelo Bonfá) - 3:18

Formação[editar | editar código-fonte]

Certificações[editar | editar código-fonte]

Diamond2.png Diamante - ABPD[3]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O projeto original do disco duplo Mitologia e Intuição reunia os materiais deste disco e do álbum anterior, Dois. Com a rejeição da ideia, o que sobrou do projeto foi lançado neste disco. Seu título provisório era Mais do Mesmo, nome da canção que o encerra, que mais tarde batizou uma compilação lançada em 1998 com os maiores sucessos da banda.
  • "Eu Sei" foi regravada pelos grupos Pato Fu em 1998; e posteriormente pelas bandas 14 Bis e Boca Livre no álbum 14 Bis e Boca Livre ao Vivo, em 2000.
  • "Química" foi gravada anteriormente pelos Paralamas do Sucesso, em seu álbum Cinema Mudo, de 1983. E mais tarde, eles incluiriam "Que País é Este" em seu repertório de shows.
  • Na mesma canção, há o trecho "aqui no nosso Belsen tropical". Belsen era um antigo campo de concentração da Alemanha nazista.
  • As faixas: "Que País é este", "Faroeste Caboclo", "Conexão Amazônica", "Mais do Mesmo", foram impedidas pela censura, de serem tocadas nas rádios.
  • O primeiro verso da canção “Mais do Mesmo”: “Ei, menino branco o que é que você faz aqui; subindo o morro pra tentar se divertir?” é uma referência ao verso: “Hey, white boy, what you doin' uptown?” de “I'm Waiting For The Man” da banda The Velvet Underground and Nico.

Notas e referências

  1. a b LEGIÃO URBANA. Que País É Este|Que País É Este 1978/1987. Rio de Janeiro: EMI-Odeon Brasil, 1987. 1 disco sonoro (35 min), 33 1/3 RPM, estéreo, 12 pol. Encarte interno.
  2. http://www.allmusic.com/album/que-pas-este-r589234
  3. a b Legião Urbana (asp) ABPD.. Página visitada em 28 de março de 2010.