O Quebra-Nozes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quebra-Nozes)
Shchelkunchik
O Quebra-Nozes
Compositor Piotr Ilitch Tchaikovski
Libretista Lev Ivanov
Tipo do enredo Fantasia
Número de atos 2
Ano de estreia 18 de dezembro de 1892
Local de estreia Teatro Mariinsky em St Petersburg na Rússia

Quebra-Nozes, balé fádico (em russo: Щелкунчик, Балет-феерия; romaniz.:Shchelkuntchik, Balet-feeria; em francês: Casse-Noisette, ballet-féerie), popularmente conhecido como O Quebra-Nozes, é um dos três ballets compostos pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski. Foi estreado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos (BR) ou O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos (PT). Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalícia.[1]


Coreografia Original: Lev Ivanov ( Baseado em uma adaptação de Marius Petipa da História de E. T. A. Hoffmann )

Música: Piotr Ilitch Tchaikovski

Primeira Apresentaçao: Teatro Mariinski , São Petersburgo na Rússia em 1892

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O balé se passa na casa de Clara numa noite de Natal.

Ato I[editar | editar código-fonte]

Montagem de Konstantin Ivanov para a encenação original no Teatro Mariinsky - 1º Ato.

História em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado.

A protagonista Clara, gostava tanto da sua aparência que o pediu como presente de Natal ao seu padrinho. Assim, o padrinho Herr Drosslmeyer, fabricante de relógios, disse: "Era precisamente para ti". Logo em seguida, Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia. Seu irmão Fritz, que tinha visto o funcionamento do quebra-nozes, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então, o quebra-nozes, sendo usado grosseiramente pelo irmão dela, acaba tendo um de seus braços quebrados.

Diante das reclamações da pobre Clara, seu pai, o juiz Stahlbaun, entrega à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, tendo Fritz que sair para brincar com os seus brinquedos.

Logo em seguida, Clara pega no chão o braço de quebra-nozes e o consola, abraçando-o com a intenção de fazê-lo dormir, mas ela mesma acaba dormindo.

Clara então sonha que volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho Drosselmeyer criou. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas.

Não foi só isso que mudou: o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele.

Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Jogando enormes sapatos até às ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o rei das ratazanas e seu exército fogem rapidamente.

O bosque se transforma numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha. Fim do 1º Ato.

Ato II[editar | editar código-fonte]

Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos Doces, onde conhecem a fada açucarada que apresenta o reino a eles.Nisso acontecem apresentações representando várias partes do mundo: chocolate da Espanha, café da Arábia, chá da China, bengala doce da Rússia, Mãe gigone e os palhaços, dança da flautas e valsa das flores (algumas versões apresenta a gota de orvalho) . Por ultimo acontece o pas de deux da fada açucarada e a dança dos flocos de neve

Depois desse sonho tão mágico e fantástico, Clara acorda e percebe que havia sonhado, e fica triste por isso. Assim, vai se despedir do padrinho mago.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fisher, J. (2003). Nutcracker Nation: How an Old World Ballet Became a Christmas Tradition in the New World, New Haven: Yale University Press.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre O Quebra-Nozes