Queijeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Homenagem às Queijeiras da Serra da Estrela, em Gouveia

Queijeiro é a pessoa que faz ou fabrica queijos. O processo de fabrico é muito antigo e remonta a cerca de 5.500 anos atrás. Existem evidências arqueológicas de que, por exemplo, na antiga civilização Egípcia se fabricavam queijos.
Tudo leva a crer que os primeiros queijos tenham sido feitos por povos nómadas do Médio Oriente, que guardavam o leite de ovelha e de cabra em vasilhas. A presença de ácido láctico proveniente de bactérias e os enzimas como quimosina ou coalho provocavam a fermentação do leite.

Diferenciação em Minas Gerais, Brasil[editar | editar código-fonte]

Queijeiro, em Minas Gerais, no Brasil, é a pessoa que coleta e distribui queijos dos pequenos produtores do interior, não é a pessoa que fabrica o queijo (esse é o produtor de queijo). Essa atividade, em Minas Gerais, é em sua maior parte clandestina, pois a maior parte dos 35 mil produtores de queijo não tem registro oficial para vender queijo. O queijeiro, portanto, é a ponte entre o produtor e o comércio clandestino. O problema da clandestinidade dos queijos em Minas Gerais já foi reportagem do Globo Repórter[1] e do Caderno Paladar do Jornal Estadão.[2] A ONG que defende a atividade dos queijeiros e a legalização da produção de leite cru no Brasil é a SerTãoBras.

Referências

  1. CulturaPolíticaProduçãoQueijo· (10 de setembro de 2012). «Produtores de queijo pedem revisão das leis sanitárias brasileiras». Sertãobras. Consultado em 26 de março de 2022 
  2. ConsumoCulturaQueijo· (10 de setembro de 2012). «Legalidade ainda que tardia». Sertãobras. Consultado em 26 de março de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.