Queimado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Queimado é um distrito do município da Serra, no Espírito Santo [1] . Abrange atualmente uma área de cerca de 77 quilômetros quadrados. A região onde está situado já pertenceu aos municípios de Vitória e Santa Leopoldina. O local tem esse nome por ser um lugar muito quente e com muitas queimadas.

A região é conhecida por ter sido palco da maior revolta negra ocorrida no estado do Espírito Santo, chamada de Insurreição do Queimado, era o povo negro em busca da liberdade. A revolta, segundo historiadores, foi um grito do povo oprimido.

Histórico[editar | editar código-fonte]

No ano de 1849 ocorreu, em Queimado, uma revolta de negros escravos. Cerca de trezentos deles se rebelaram na mais sangrenta revolta do Estado do Espírito Santo, cerca de 20 negros foram mortos ou feridos, perseguidos como animais por Capitães do Mato, ajudados por voluntários da região. A busca foi cruel e selvagem e feita por impiedosos "batedores do mato" (como eram chamados os Capitães do Mato). Para alguns pesquisadores, a Inssurreição do Queimado, não foi a única revolta escrava acontecida no Município da Serra. No ano de 1842, já havia acontecido uma pequena revolta de escravos, sem grandes consequências. Durante décadas não se deu a devida atenção à revolta ocorrida no distrito do Queimado. Hoje, porém, sabe-se que a a Inssureição do Queimado foi, para os capixabas, um marco na luta dos negros pela liberdade.

Muito embora a revolta tenha durado apenas 5 dias, o Governo Imperial enviou cerca de 31 soldados comandados por um Oficial. Ou seja, com uma duração de menos de uma semana, a revolta conseguiu mobilizar uma força policial forte, que contou também com cerca de vinte praças da Companhia Fixa de Caçadores, localizada na capital Vitória.

Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Histórico - Serra. Página visitada em 19 de fevereiro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.