Quelite angular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Candida Albincans - Agente etiológico da Quelite angular

Quelite angular ou ainda Queilite angular é uma infecção causada pelo fungo candida albicans e localizada na área da comissura bucal (ângulo da boca).

O acúmulo de saliva no canto da boca parece ser o principal fator desencadeante, facilitando a maceração da pele, formação de fissuras e contaminação da ferida por bactérias ou fungos. Situações que favoreçam o acúmulo de saliva no ângulo da boca, traumas ou infecção da pele ao redor da boca são os principais fatores de risco para a queilite angular. Podemos citar algumas situações de risco: Processo natural do envelhecimento, que provoca a queda da pele nos cantos da boca, favorecendo o acúmulo de saliva nesta região. Ausência de dentes, que altera o angulação da boca, provocando efeito semelhante ao envelhecimento. Uso de dentaduras mal adaptadas. Uso de aparelhos odontológicos. Candidíase oral (leia: CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento). Má higiene oral. Alergia à pasta de dente ou a outros produtos dentários. Problemas de pele que causem lesão ao redor da boca, como dermatite atópica, psoríase ou dermatite seborreica. Lábios ressecados, que favorecem o aparecimento de feridas. Uso de drogas que ressecam a boca, como isotretinoína. Compulsão por lamber os lábios, mantendo-os sempre úmidos e expostos a germes da boca. Consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, que favorece o crescimento do fungo cândida. Uso de corticoides inalatórios, que favorece o crescimento de germes na cavidade oral (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais)..

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O medicamento mais utilizado para tratamento é o creme Omcilon "A" "M" aplicado sobre a lesão a cada 6 horas, por no mínimo 14 dias mas este medicamento não deve ser usado quando há infecção porque agrava as lesões.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Quando abrir a boca ela vai rasgando e provocando dor e coagulamento de sangue no local.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • NEVILLE, B.W. et al. Patologia Oral & Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1998
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Quelite angular
Ícone de esboço Este artigo sobre Patologia (doença) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.