Queluz (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Queluz
  Cidade e antiga freguesia do Concelho de Sintra  
Palácio Nacional de Queluz
Palácio Nacional de Queluz
Palácio Nacional de Queluz
Localização
Localização da antiga freguesia de Queluz em Sintra.
Localização da antiga freguesia de Queluz em Sintra.
Localização da antiga freguesia de Queluz em Sintra.
País Portugal
Região Área Metropolitana de Lisboa
Concelho Sintra
Freguesia Queluz e Belas

Queluz é uma cidade portuguesa do município de Sintra, localizada na Área Metropolitana de Lisboa. Tem uma área urbana de 7,6 km2, 79.366 habitantes[1] em 2021 e uma densidade populacional de 10.442 habitantes por km2.

A cidade está dividida entre as freguesias de Queluz e Belas e Massamá e Monte Abraão, pertencendo ao município de Sintra.

Queluz fica situada entre as cidades de Agualva-Cacém e da Amadora, a vila de Belas e as localidades Queluz de Baixo e Tercena. É atravessada pelo rio Jamor.

Na cidade viveram individualidades como Ruy Belo, Stuart Carvalhais, General Spínola, Isaac Abravanel, a cantora Manuela Bravo e António José Enes.

Quadro evolutivo da população residente na cidade de Queluz (INE) (1930 – 2001)
1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001
3 225 4 967 7 968 15 746 27 815 48 112 60 370 78 273

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Quanto às origens do nome da cidade, existem enormes controvérsias ao longo do tempo, sendo prevalecente a tese de David Lopes e de José Pedro Machado, através da qual é à junção das palavras árabes — fundo de Vala apertado — e Llûs — amendoeira — que se obteve o nome actual, que significa em termos de origem "O Vale da Amendoeira".

Há quem defenda, porém, que o nome de Queluz se deve à montanha da luz — hoje Monte Abraão —, onde era feita a adoração do Sol.

Outros ainda, atribuem a origem da denominação à adoração local do deus Lu ou Lou dos antigos Lusitanos.

Aliás, é suposto que o próprio nome de Lusitânia tem por base duas palavras significativas "Citânia de Lu".

De resto, a ocupação humana da zona em tratamento remonta comprovadamente ao Neolítico Final/Calcolítico (entre o IV e o III milénio A.C.), como o atestam diversos monumentos e vestígios.[2]

Património[editar | editar código-fonte]

Chafariz de Massamá

O Palácio Nacional de Queluz é um Monumento Nacional e está dentro de uma Zona Especial de Protecção. O palácio é o 3º mais visitado de Portugal[3] e está aberto ao público todos os dias (nos Domingos e Feriados encerra às 14H00)[4]

A cidade possui ainda várias fontes e chafarizes, testemunhos da passagem de várias ocupações humanas na cidade: Carranca; Da Calçada da Bica da Costa; D. Carlos I; Bicas e Fonte Chafurdo Massamá; Chafariz Mousinho de Albuquerque; Bica do Anjo (Pendão); Chafariz do Pendão; Chafariz de Massamá.

Até outubro de 2009 podia-se ver a casa onde viveu o artista Stuart Carvalhais. A casa foi demolida pelos proprietários.

No Palácio de Queluz (quarto "Dom Quixote"), nasceu em 12/10/1798, Dom Pedro I (Brasil) / D. Pedro IV (Portugal). No mesmo Palácio, e no mesmo quarto, Dom Pedro faleceu em 24/09/1834, quando encontrava-se próximo de completar 36 anos de idade.


Personalidades ilustres[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Em 29 de junho de 1925, por Decreto-Lei n.º 1790, a antiga localidade de Queluz, é desanexada da freguesia de Belas e, juntamente com os lugares de Pendão, Massamá, Ponte Carenque, Gargantada e Afonsos, é criada freguesia de Queluz.

Pelo Decreto-Lei n.º 43920, de 18 de setembro de 1961, a povoação de Queluz é elevada a vila. Em 1997, pela Lei n.º 88/97, de 24 de julho, a vila de Queluz é elevada à categoria de cidade. Através desta lei a cidade de Queluz é composta por 3 freguesias.

No dia 27 de fevereiro de 1998, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou um projecto de lei para a criação do município de Queluz. O projecto baixou à Comissão de Administração do Território, Poder Local, Equipamento Social e Ambiente. Ao contrário da criação do município de Odivelas, o projecto de lei para a criação do município de Queluz não avançou e nem sequer chegou a ser votado.[5]

Aquando da revisão administrativa de 2012/2013,[6] Queluz passou a estar dividida entre a União das Freguesias de Queluz e Belas e a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Freguesias[editar | editar código-fonte]

As freguesias da cidade de Queluz são Massamá, Monte Abraão e Queluz. Já as freguesias de influência da cidade de Queluz são Belas, Almargem do Bispo, Casal de Cambra e as localidades de Queluz de Baixo e Tercena.

A cidade de Queluz é servida pela empresa de transportes rodoviários VIMECA e pela Comboios de Portugal (CP) com três estações de ferroviárias: Queluz-Monte Abraão, Queluz-Belas e Massamá-Barcarena (três estações da linha ferroviária que liga Lisboa a Sintra).

Brasão da cidade[editar | editar código-fonte]

Armas

Escudo de prata, amendoeira de verde, troncada e arrancada de negro, frutada de ouro, entre dois crescentes de vermelho, o da dextra volvido e o da sinistra voltado; em chefe, três escudetes de azul, postos em faixa, carregados cada um de cinco besantes de prata; em ponta, três faixetas ondadas de azul que representam o rio Jamor. Coroa mural de prata de cinco torres que representa o estatuto de cidade da localidade. Listel branco com a legenda a negro: “Freguesia de Queluz“.[7]

Simbologia
  • A amendoeira - provém da origem etimológica de Queluz, assente nos vocábulos árabes "Qa al Luz", que significam "Vale da Amendoeira". Este vale ainda persiste junto ao parque que liga o Aqueduto das Águas Livres ao Palácio de Queluz, contíguo ao rio Jamor.
  • Os dois crescentes de prata - Significam os dois povoados moçarábicos; Queluz e Massamá, fazendo menção à permanência muçulmana na região.
  • As três quinas - Referência à presença da Família Real, que mandou construir no século XVIII um palácio nesta localidade, simbolizando a ascensão e a grandeza de Queluz.
  • Campanha ondada de prata e azul - Referência aos cursos de água do rio Jamor que atravessam a cidade.
  • Escudo de prata - Simboliza a humildade e riqueza dos naturais da terra.

Desporto[editar | editar código-fonte]

A cidade de Queluz alberga vários clubes, entre os quais se destacam:

  • Real Sport Clube
  • Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA)
  • Clube Atlético de Queluz (CAQ)
  • Clube Basket de Queluz
  • Astro Stuart Hóquei Clube de Massamá

O Real Sport Clube é o atual Campeão Nacional do Campeonato Portugal Prio 2016/17, sendo que o Clube Atlético de Queluz já foi Campeão Nacional de Basket em 1983/84 e 2003/04 e venceu a Taça de Portugal (em 1982/83 e 2004/05) e da Supertaça de Portugal (1984/85 e 2005/06). A JOMA já venceu vários campeonatos de atletismo, tanto individuais como coletivos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Juntas de Freguesia da Cidade de Queluz[editar | editar código-fonte]

Jornais da Cidade de Queluz[editar | editar código-fonte]

Diário da República[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Censos 2021». Consultado em 20 de junho de 2023 
  2. «Projecto de Lei nº 229/VII - Elevação de Queluz à categoria de cidade». PCP. Consultado em 6 de janeiro de 2009 
  3. «Palácio de Queluz regista mais de 30 mil visitas». CQ. Consultado em 6 de janeiro de 2009 
  4. «Horário Palácio Nacional de Queluz». IPPAR. Consultado em 6 de janeiro de 2009 
  5. «Projecto de Lei nº 492/VII - Criação do Município de Queluz». PCP. Consultado em 4 de dezembro de 2009 
  6. «Anexo I. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Suplemento, de 25/05/2016.» (PDF). Assembleia da República. 2013. Consultado em 31 de outubro de 2018 
  7. «História da Freguesia». União das Freguesias de Queluz e Belas. Consultado em 31 de outubro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.