Quimiocina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quemoquina)
Ir para: navegação, pesquisa
Quimiocina
Estrutura da IL-8, uma das quimiocinas mais importantes
Indicadores
Símbolo IL8
Pfam PF00048
InterPro IPR001811
PROSITE PDOC00434
SCOP 3il8

As quimiocinas fazem parte de uma família especializada de citocinas, que funcionam como potentes mediadores ou reguladores da inflamação, pela habilidade de recrutar e ativar subpopulações específicas de leucócitos. As quimiocinas são uma grande familia de citocinas estruturalmente homólogas que estimulam o movimento dos leucócitos e regulam a migração destes do sangue para os tecidos, são citocinas quimiotáticas, além de estimular a produção de novas citocinas e auxiliar em diferenciações celulares. As quimiocinas envolvidas em reações inflamatórias são produzidas por leucócitos ou células residentes do local da inflamação, em resposta a estímulos externos, e as quimiocinas que regulam o tráfego celular através dos tecidos são produzidas constitutivamente por várias células nesses tecidos (ABBAS e LICHTMAN, 2005).

As quimiocinas são divididas em quatro subfamílias dependendo da posição de seus resíduos de cisteína; essas familias são CC, CXC, CX3C e XC, onde X= aminoácido e C= cisteína. Na subfamília CXC um aminoácido separa as primeiras 2 cisteínas, enquanto na subfamília CC os primeiros dois resíduos de cisteína são adjacentes um ao outro. Cada subfamília possui seu próprio receptor e tem funções diferenciadas uma da outra. As quimiocinas CXC são quimiotáxicas para neutrófilos, enquanto a CC não agem neste último grupo celular, atraem monócitos, basófilos e linfócitos.[1]

Atualmente as quimiocinas são consideradas potenciais alvos para farmacos e estão diretamente associadas ao aumento da severidade de doenças como Artrite Reumatóide, Doenças Periodontais e outras.

Referências

  1. Mélik-Parsadaniantz, Stéphane; Rostène, William. (2008). "Chemokines and neuromodulation" (em inglês). Journal of Neuroimmunology 198 (1–2): 62–8. DOI:10.1016/j.jneuroim.2008.04.022. PMID 18538863.
Ícone de esboço Este artigo sobre proteínas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.