Quepe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Quepe militar estadunidense
Diversos quepes franceses

Quepe ou quepi é um chapéu de uso militar, do tipo boné, cuja característica é o topo circular e uma aba sobre os olhos. A palavra quepe ou quepi deriva do francês képi que, por sua vez, vem do alemão Käppi. O seu formato varia de acordo com o país e a graduação dos usuários.

Os quepes militares franceses se caracterizam pelo formato cilíndrico rígido e apresentam aba sobre os olhos. Surgiram por volta de 1830, durante a ocupação da Argélia, e foi o mais popular adereço militar para cabeça usado pelo Exército da França. Durante a Guerra Civil Americana, os soldados estadunidenses usaram um tipo de quepe semelhante ao quepe francês, porém, sua copa era mais desestruturada.

Na maioria dos demais países o quepe apresenta o topo na forma de círculo, mas a copa é mais baixa e desestruturada, num formato mais próximo do formato da boné tradicional, porém mantêm a aba rígida sobre os olhos.

Os quepes também foram e continuam sendo usados por não militares, como maquinistas de trem, motoristas particulares, porteiros de hotel, aviadores etc.

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.