Quepe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Quepe militar estadunidense
Diversos quepes franceses

Quepe ou quépi é um chapéu de uso militar, do tipo boné, cuja característica é o topo circular e uma aba sobre os olhos[1] [2] . A palavra quepe ou quépi deriva do francês képi que, por sua vez, vem do alemão Käppi. O seu formato varia de acordo com o país e a graduação dos usuários.

Os quepes militares franceses se caracterizam pelo formato cilíndrico rígido e apresentam aba sobre os olhos. Surgiram por volta de 1830, durante a ocupação da Argélia, e foi o mais popular adereço militar para cabeça usado pelo Exército da França. Durante a Guerra Civil Americana, os soldados estadunidenses usaram um tipo de quepe semelhante ao quepe francês, porém, sua copa era mais desestruturada.

Na maioria dos demais países o quepe apresenta o topo na forma de círculo, mas a copa é mais baixa e desestruturada, num formato mais próximo do formato da boné tradicional, porém mantêm a aba rígida sobre os olhos.

Os quepes também foram e continuam sendo usados por não militares, como maquinistas de trem, motoristas particulares, porteiros de hotel, aviadores etc.

Referências

  1. Quepe Dicionário Aulete. Visitado em 29 maio 2014.
  2. Quépi Dicionário Priberam Online. Visitado em 29 maio 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.