Quercus (organização)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outros significados de Quercus, veja Quercus (desambiguação).
Quercus
História
Fundação
Quadro profissional
Tipo
Movimento
Sede social
País
Organização
Distinção
membro-Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique
Website
Identificador
IRS
Protesto contra a construção de espaços turísticos nas zonas de reserva natural. Costa Alentejana, fevereiro de 2006

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza MHIH é uma ONGA portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985 na cidade de Braga.

É uma associação portuguesa que se afirma independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela conservação da Natureza e dos recursos naturais e pela defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

A associação designa-se Quercus por serem os carvalhos, as azinheiras e os sobreiros (espécies de um género cuja designação em latim é Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas.

Desde a sua fundação a associação defende a proteção da natureza e do ambiente. É uma organização descentralizada, com núcleos regionais em todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Em 1992, a Associação recebeu o Prémio Global 500 da Organização das Nações Unidas e a 10 de Junho o grau de Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuídas pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares.[1]

Alguns projetos da associação Quercus: Edifício Verde, Eco-Casa, Olimpíadas do Ambiente, Top Ten e Centro de Recuperação de Animais Selvagens.

Em 26 de março de 2011 foi eleito como presidente Nuno Sequeira.[2]

A Quercus tem um espaço de um minuto, chamado Minuto Verde, no programa da RTP Bom Dia Portugal.

A N. Sequeira seguiu-se a eleição de João Branco[3] para presidente, em março de 2015.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Quercus (organização)

Mais informação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Quercus -Associação Nacional de Conservação da Natureza". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 6 de fevereiro de 2016 
  2. «Nuno Sequeira eleito em lista única presidente da Quercus». Consultado em 27 de março de 2011 [ligação inativa]
  3. «quercus elege novos orgãos sociais» 

«3. www.quercus.pt/comunicados/2015/marco/4234-quercus-elege-novos-orgaos-sociais-joao-branco-e-o-novo-presidente-da-quercus». www.quercus.pt