Qufu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Qufu (chinês: pinyin: Wade-Giles: Ch'ü1-fu4) é uma cidade do sudoeste da provínciade Shandong, República Popular da China. Qufu é a cidade natal de Confúcio, que tradicionalmente acreditava ter nascido nas proximidades do Monte Ni. A cidade possui inúmeros palácios históricos, templos e cemitérios. Os três mais famosos locais culturais da cidade, conhecidos coletivamente como San Kong (三孔), ou seja, "Os Três de Confúcio [sítios]", são o Templo de Confúcio ((chinês: pinyin: Kǒngmiào), o Cemitério de Confúcio (chinês: pinyin: Kǒnglín), e a Mansão da Família Kong (chinês: pinyin: Kǒng). Juntos, estes três locais foram listados como Património Mundial da UNESCO desde 1994.

Localização Geográfica[editar | editar código-fonte]

Qufu situa-se geograficamente na zona sul da província de Shandong, China. A sua localização estende-se entre as latitudes 35⁰29’-34⁰49’N e as longitudes 116⁰51’-117⁰12’E. Em termos de localização dentro de Shandong, considera-se ainda que Qufu se encontra numa área de transição entre a zona montanhosa do sul e a grande planície do ocidente da província de Shandong. Em termos mais específicos, Qufu encontra-se a sul do Monte Taishan e a Norte dos Monte Fu e Monte Duo. A Este encontramos o Mt.Ni e o Mt. Fang. Como referido anteriormente a Oeste podemos encontrar a grande planície eminentemente agrícola da província de Shandong.

Clima[editar | editar código-fonte]

Qufu situa-se na zona temperada quente da China. O seu clima é ameno e tem quatro estações bem definidas, típicas de um clima de monção continental. A temperatura média anual é de 13.6⁰C, sendo Janeiro o mês mais frio do ano com uma temperatura média de -7⁰C e Julho o mais quente com uma temperatura média de 26.8⁰C. O número médio de horas de horas de sol anual é 2.468 horas. Maio é o mês que regista maior número de horas, 262, e Fevereiro o que regista menos, com um total de 106 horas. No que diz respeito ao nível de precipitação, a média anual está nos 691ml, maioritariamente concentrados em Junho, Julho e Agosto, representando estes três meses 65% da pluviosidade anual total.

Referências

  • 傅崇兰 (Bo Chonglan); 孟祥才 (Meng Xiangcai); 曲英杰 (Qu Yingjie); 吴承照 (Wu Chengzhao) (2002), 曲阜庙城与中国儒学 (Qufu's temples and walled cities and China's Confucianism), Zhongguo Shehui Kexue Chubanshe, ISBN 7-5004-3527-4