Quiet storm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quiet storm
Origens estilísticas Rhythm and blues - soul - black music - smooth jazz
Contexto cultural anos 70/80 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocais - Teclados - Piano elétrico - Sintetizadores - Drum machine - Sampler - Baixo - Órgão - Bateria - Guitarra elétrica, instrumentos de sopro, Saxofone - Piano, - vocais (Spoken word - canto)
Popularidade anos 80/90 nos Estados Unidos até os dias de hoje

Quiet storm (inglês para "tempestade tranquila") é um estilo musical - sendo um subgênero do R&B - e um formato de rádio,[1] é geralmente descrito como um gênero de música calma, relaxante e de dinâmica suave. Pode ser suavemente pensativa ou expressar um sentimento romântico.

O Quiet Storm é similar ao estilo de soft rock, porém mais enraizada no R&B e soul, muitas vezes com extensões de jazz.

Origem[editar | editar código-fonte]

Melvin Lindsey , um estudante da Universidade de Harvard, junto com seu colega Jack Shuler, começaram como Disc jockey da rádio WHUR em junho de 1976, atuando como substitutos de um funcionário ausente. A voz de Lindsey no ar era suave como a seda, e as seleções musicais eram canções românticas lentas e antigas de artistas negros dos anos 1950, 1960 e 1970, uma forma de audição fácil que Lindsey chamou de "bela música negra" para os afro-americanos.[2] A resposta dos ouvintes foi positiva, e Cathy Hughes, gerente da estação WHUR, logo deu a Lindsey e Shuler seu próprio programa. O nome do programa veio da música "Quiet Storm" de Smokey Robinson, de seu álbum A Quiet Storm de 1975. A música evoluiu para o tema musical de Lindsey, que apresentava seu horário todas as noites. "The Quiet Storm" tinha duração de quatro horas de música melodicamente cheia de soul que proporcionou um clima íntimo e descontraído para ouvir tarde da noite, e essa foi a chave para seu tremendo apelo entre o público adulto. O formato foi um sucesso imediato, tornando-se tão popular que, em poucos anos, virtualmente todas as estações nos Estados Unidos com uma audiência urbana negra adotaram um formato semelhante para seu período de menor audiência, chamado de Graveyard slot.[3]

Características[editar | editar código-fonte]

Uma das características ocasionais de quiet storm são sons de chuva e tempestade, mais notável em músicas de Janet Jackson.

De acordo com a jornalista de música Jason King, quiet storm se desenvolveu como um subgênero do soft rock porque ele enfatizou as qualidades mais profundas do R&B.

Ben Fong-Torres da Rolling Stone disse que o gênero é " Uma mistura de pop, jazz fusion e baladas R&B, todas elegantes e de fácil de fluxo, como uma flauta de champanhe Veuve Clicquot".

Artistas expoentes do gênero[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre R&B é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.