Quinta Categoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quinta Categoria
Quinta Categoria (BR)
Informação geral
Formato Programa de auditório
Duração Aprox. 45 minutos
Criador(es) Lilian Amarante
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Ivan von Simson
Produtor(es) William Alencar
Apresentador(es) Marcos Mion
Dani Calabresa
Guilherme Santana
Cazé Peçanha
Mionzinho
Cia. Barbixas de Humor
Paulo Serra
Rodrigo Capella
Tatá Werneck
Exibição
Emissora de
televisão original
BrasilMTV
Transmissão original 13 de março de 2008 - 23 de dezembro de 2011
N.º de temporadas 4

Quinta Categoria foi um programa de televisão que começou a ser exibido em 2008 pela MTV. O programa era dividido em vários jogos inteiramente feitos de improviso, todos com temas sugeridos pela platéia. Originalmente foi apresentado por Marcos Mion, trazendo a presença de Dani Calabresa, Guilherme Santana, Cazé Peçanha e, posteriormente, os integrantes Cia. Barbixas de Humor. Em 2010, com a saída do elenco para outros projetos, passaram a apresentar o programa Paulo Serra, Rodrigo Capella e Tatá Werneck. O programa era dirigido e escrito por Ivan von Simson. Tinha na equipe de produção William Alencar e Marcelo Pizante.

Enredo[editar | editar código-fonte]

No início, o programa teve o comando de Marcos Mion, trazendo também no elenco Cazé Peçanha, Dani Calabresa, Guilherme Santana e Mister Ludicoo. O programa era uma espécie de show de calouros. Em 2009 foi reformulado, passando a ser baseado no programa britânico Whose Line Is It Anyway?. Exceto Mion, os demais do elenco retirados e inseridos no lugar os integrantes Cia. Barbixas de Humor, Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna.

Em 2010 o programa alterou seu elenco, novamente, pois Marcos Mion mudou de emissora e foi para a Record e os "Barbixas" foram para a Band. As duas últimas temporadas foram apresentadas por Paulinho Serra, Rodrigo Capella e Tatá Werneck (Todos do grupo teatral "Deznecessários"). O programa saiu do ar no final de 2011. Em 28 de Outubro de 2012, Tatá Werneck confirmou através de seu twitter oficial que o programa voltaria para mais uma temporada na MTV Brasil em 2013[1]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Integrantes 2008 2009 2010 2011
Marcos Mion
Mionzinho
Dani Calabresa
Guilherme Santana
Cazé Peçanha
Mister Lúdico
Cia. Barbixas de Humor
Paulo Serra
Rodrigo Capella
Tatá Werneck

Jogos[editar | editar código-fonte]

No programa são realizadas várias provas de improviso que são referidas como "jogos". Os mais comuns são:

Frases[editar | editar código-fonte]

É um jogo no qual aparecerá uma frase num telão e os jogadores terão que improvisar, encenando a primeira coisa que lhes vier à cabeça, desde que seja relacionada ao tema que está no telão;

Perguntas[editar | editar código-fonte]

A platéia escolha um tema ou uma frase e dois jogadores fazem um dialogo de perguntas,se um dos dois jogadores responder a pergunta o jogador é subtituido por outro de seus companheiros.

Senhor do Tempo[editar | editar código-fonte]

Neste jogo, os três jogadores fazem o cena com tema escolhido pela plateia ,enquanto um que faz o papel de senhor do tempo vai mudando os momentos da cena podendo ir para o passado e para o futuro : Ex: 40 minutos depois, 2 dias antes.

Roubando a fala[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores de um lado e os outros dois de outro, a plateia sugere temas/lugares diferentes para cada dupla. Então eles fazem uma cena improvisada e, quando tocar a buzina, os jogadores que estão em cena param e os outros dois recomeçam usando a última fala da outra dupla.

Mentira[editar | editar código-fonte]

Três dos jogadores fazem uma cena com o tema sugerido pela plateia e o outro ator os "atrapalha" dizendo "mentira" quando ele quiser que a pessoa mude a última coisa feita ou falada. Foi eleito o melhor jogo de 2009 no especial de ano novo.

Competição de Quinta[editar | editar código-fonte]

Nesse jogo, dois jogadores estão trabalhando em alguma profissão mas que na verdade eles estão competindo para ver quem é o melhor. Os outros, dois ficam narrando a disputa como se fosse uma final de campeonato.

Dublês[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores fazem uma cena de um filme de ação ou algo parecido; quando a cena ficar perigosa, eles "chamam os dublês", que são os outros dois jogadores e depois volta a cena ao normal, com os dois primeiros jogadores.

Propaganda surpresa[editar | editar código-fonte]

Deve-se fazer uma propaganda de 30 segundos sobre um produto, sendo que o jogador é surpreendido com as mais bizarras coisas a serem propagandeadas.

Candidatos[editar | editar código-fonte]

Os jogadores têm que conquistar uma vaga de emprego com objetos dentro de uma caixa.

Homem objeto de cena[editar | editar código-fonte]

Enquanto dois jogadores fazem a cena, de acordo com o tema dado pela plateia, outros dois se fazem de algum objeto presente na cena.

Cena com Falas sorteadas[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores improvisam a cena, de acordo com o tema dado pela plateia, e ao decorrer da cena eles têm que sortear falas que os espectadores escreveram antes do programa começar, mudando o rumo da cena.

Jogo do ABC[editar | editar código-fonte]

Números de jogadores e situação são determinados pela produção.Os jogadores fazem uma cena que cada um tem que começar sua frase com uma letra do alfabeto.

Super Heróis de Quinta[editar | editar código-fonte]

Um super herói é sugerido pela plateia e também um problema a ser resolvido; depois, o jogador que está em cena deve pensar em algum super herói para o próximo jogador e assim sucessivamente. O jogo acaba quando o problema é resolvido ou quando todos saem de cena.

Entrevista ao contrário[editar | editar código-fonte]

O próprio nome já diz: é literalmente uma entrevista ao contrário. Neste jogo, será feito um talk show que não existe; um jogador fará o apresentador deste talk show e o segundo fará o entrevistado, que terá uma profissão ou ocupação escolhida pela plateia. Após isso feito, eles começam a entrevista mas com os agradecimentos finais ou a chamada para os comerciais e termina com os bastidores do programa. Além disso, o entrevistador terá de se basear na resposta do entrevistado para formular uma pergunta rapidamente, o que prova que esse jogo é um grande teste para o cérebro.

Tradução Simultânea[editar | editar código-fonte]

Neste jogo, os quatro jogadores jogam, sendo que dois deles farão um filme que não existe e com um idioma incomum, como aramaico ou srilankês, sugerido pela plateia. O título do filme também será sugerido pela plateia. Enquanto o filme acontece, os outros dois jogadores farão a tradução simultânea desse filme, de forma bem humorada.

Objetos[editar | editar código-fonte]

Cada dupla recebe uma caixa com vários objetos que eles não sabem o que são. Então os jogadores devem pensar em outras utilidades para eles.

Coletiva de imprensa[editar | editar código-fonte]

Neste jogo, um dos jogadores fará uma coletiva de imprensa, só que ele não sabe quem ele é, qual seu feito ou anúncio e onde está e terá que descobrir isso através das perguntas que os outros três jogadores do programa fizerem.

Novela de Quinta[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores fazem uma cena com o tema sugerido pela plateia, alguns produtos são espalhados no cenário pela produção e, durante a cena, eles devem "vender" esses produtos. Foi eleito como o 8º melhor jogo de 2009 no Especial de Ano Novo do Quinta Categoria.

Dupla personalidade[editar | editar código-fonte]

Nesse jogo, uma dupla faz a cena, mas quando a outra dupla bater palmas, eles trocam de lugar e tem que modificar a cena; essa outra dupla são os "gêmeos maus" da primeira. Depois disso, eles batem palmas de novo e a primeira dupla volta à cena e tenta "consertá-la".

Musical de Quinta[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores fazem a cena, cujo título é sugerido pela plateia. Quando tocar a campainha, eles devem improvisar a letra com a música que vai tocar.

Caixa de Palavras[editar | editar código-fonte]

Uma dupla faz a cena cujo título é sugerido pela plateia, enquanto a outra sorteia palavras de uma "urna" (que na verdade é uma gaveta de plástico), que a primeira dupla deve falar durante a cena.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Uma dupla por vez, nesse jogo os jogadores tem que dublar um filme surpresa

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores improvisam a cena, enquanto uma música está tocando. O que vai mudar o rumo da cena é o ritmo da música que se modificará e os jogadores devem mudar o clima da cena conforme o ritmo.

Desafio final[editar | editar código-fonte]

Feita sempre no último bloco de cada programa, um convidado especial ou a própria produção diz um desafio para eles fazerem. Muda a cada programa, caso este desafio se mostre adequado ao programa, ele passa a fazer parte dos jogos.

Transforma[editar | editar código-fonte]

Nesse jogo dois começam,o jogador de fora quando diz:Transforma,congela-se a cena;e o outro jogador tem que aproveitar a expressão do outro jogador.

Toque Sonoro[editar | editar código-fonte]

Nesse jogo os jogadores deverão fazer uma cena sugerida pela plateia, três dos jogadores só poderão falar se estiverem encostados no jogador escolhido.

Pilar[editar | editar código-fonte]

Dois jogadores devem improvisar uma cena com um tema sugerido pela plateia. Duas pessoas da plateia são convidadas a assistir esses jogadores completando a cena com qualquer coisa que lhes vier a cabeça, quando os jogadores pedirem.

Telejornal de duas cabeças[editar | editar código-fonte]

Todos jogam. Neste jogo, dois jogadores deverão ser o âncora e os outros, o repórter. Com um tema sugerido pela plateia, cada um só deve falar uma palavra e seu companheiro tenta completar com outra.

Fala que eu te dublo[editar | editar código-fonte]

Uma dupla improvisa uma cena com o tema sugerido pela plateia, enquanto a outra dupla fará a voz de quem está encenando.

Rima[editar | editar código-fonte]

Semelhante ao jogo das perguntas. Os jogadores devem conversar rimando com a fala de seu oponente. Se errar são substituídos pelos companheiros de dupla.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://twitter.com/Tatawerneck/status/262532556254244864

Ligações externas[editar | editar código-fonte]