Quintela de Azurara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Pt não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
 Portugal Quintela de Azurara  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de Quintela de Azurara
Brasão de armas
Quintela de Azurara está localizado em: Portugal Continental
Quintela de Azurara
Localização de Quintela de Azurara em Portugal
40° 37' 26" N 7° 42' 16" O
País  Portugal
Concelho MGL1.png Mangualde
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 9,85 km²
População (2011)
 - Total 542
    • Densidade 55/km2 

Quintela de Azurara é uma freguesia portuguesa do concelho de Mangualde, com 9,85 km² de área e 542 habitantes (2011). Densidade: 55 hab/km².

Os vestígios romanos encontrados no local deixam perceber que este já é habitado desde a antiguidade. Nas Inquirições de 1258 é já mencionada como sede de paróquia.

Na sequência do terramoto de 1755, por ordem de Carvalho e Melo foi feito um inquérito geral às paróquias do reino. O pároco de Quintela da Azurara respondeu da seguinte forma:

Fica este lugar de Quintela de Azurara na Província da Beira Alta: pertence ao termo da vila de Mangualde, e ao Bispado e Comarca de Viseu, e é freguesia sobre si. É da coroa; porém os moradores deste lugar, e dos mais do termo pagam todos os anos trinta e três mil reis de foro à antiga Casa dos Cabrais, Fidalgos da Vila de Belmonte da Comarca da Guarda, cuja quantia se reparte anualmente pelas justiças dos moradores do dito termo com respeito à possibilidade de cada um. Tem esta terra cento e quatro fogos, e quatro centos e vinte e duas pessoas.

Património[editar | editar código-fonte]

Coletividades[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.