Quiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Equipa a participar num quiz de bar nos Países Baixos

Quiz (em inglês: quiz, plural quizzes) é o nome dado a um jogo ou desporto mental no qual os jogadores (individualmente ou em equipas) tentam responder corretamente a questões que lhes são colocadas. Em alguns contextos, a palavra também é utilizada como sinónimo de teste informal para a avaliação de aquisição de conhecimentos ou capacidades em ambientes de aprendizagem.

Enquanto jogo ou passatempo, um quiz é normalmente pontuado segundo algum sistema, e os vencedores são os que atingem o maior número de pontos. Os quizzes podem ser temáticos ou generalistas, caso em que se colocam questões sobre cultura geral. O formato, pontuação, forma de resposta e duração dos quizzes pode variar muito. Em geral, as respostas podem ser dadas por escrito ou oralmente, sendo o jogo conduzido por um ou mais apresentadores.

Quiz show na televisão neerlandesa (Außen Kandidaten, o "quizmaster", no meio e ladeado por concorrentes)

O formato de concursos de perguntas e respostas é também muito popular em contexto televisivo, com numerosos programas a serem produzidos e emitidos em vários países. Genericamente esses programas denominam-se quiz show.

Campeonatos internacionais[editar | editar código-fonte]

O campeonato mundial de quiz (WQC) é organizado anualmente desde 2003[1] , sendo organizado desde 2004 pela Associação Internacional de Quiz (IQA). O Campeonato Europeu de Quiz (EQC) é organizado anualmente desde 2004[2] .

Nos países anglo-saxónicos, na Flandres e na Estónia há também competições oficiais de quiz entre universidades, clubes, etc., por exemplo os National Academic Quiz Tournaments ou as provas da Academic Competition Federation.

Referências